Histórias de Sucesso

Um engenheiro atrás do sonho de ser médico

José Ricarto post

O que faria um engenheiro civil bem-sucedido desistir da profissão e voltar para o cursinho? Um sonho. José Ricarto Bezerra Neto, de 27 anos, é essa pessoa de coragem e ousadia. Coragem porque, para abrir mão da segurança de um emprego e apostar um ano de dedicação aos estudos, é preciso ter esse espírito que não recua frente aos desafios da vida. Ousadia também porque ele não buscou o caminho mais fácil, mas sim aquele que exigiria dele todo o esforço e vontade. O sonho do José Ricarto é cursar medicina, mas sua aspiração mesmo é ser um exemplo para sua filha Clara, de apenas 5 anos. “A minha força maior e o que mais me motivou nesse ano foi a minha filha. Nos momentos de dificuldade, de cansaço, eu pensava nela e no futuro que quero dar para ela, nos exemplos que quero dar, e isso me motivava a seguir em frente”, afirma Ricarto.

2017 para ele significou recomeçar do zero. Fez as malas em Goiânia, cidade na qual já morava há 8 anos e voltou para a casa da mãe. O apoio dela nesse momento de transição foi fundamental. Foi ela, inclusive, quem indicou ao filho um curso de redação que havia visto em um post na internet, na página de uma tal de MONDADORI Centro de Estudos. A publicação em questão anunciava o curso anual de produção de texto do professor Caetano Mondadori em Anápolis, onde o educador também leciona em dois colégios. José Ricarto se matriculou em um desses cursinhos, mas, para complementar seu aprendizado em dissertação, se inscreveu também no curso de redação do professor.

O que aconteceu dali em diante foi, nas palavras do próprio estudante, “desafiador”. De homem das exatas, totalmente acostumado com os números, ele teve de se familiarizar também com as palavras. Sua primeira nota em redação no ano foi 500, muito distante do que é preciso para passar em medicina. Ricarto não esmoreceu. Pelo contrário, se esforçou mais. Encontrou um grande aliado no próprio Caetano Mondadori que, além de professor, tornou-se um amigo, alguém com quem o aluno sabia que podia contar. “O Caetano é esse ser humano incrível, né? Ele nos acolhe e entende não só como alunos, mas como seres humanos. Ele sabia da minha história, das minhas dificuldades e sempre foi compreensivo comigo. Me incentivava quando era preciso, mas também cobrava quando era preciso”, afirma.

O resultado dessa verdadeira parceria de aprendizado foram conquistas que José Ricarto talvez não conseguisse sozinho. A primeira delas foi fazer a prova de redação do Enem com total tranquilidade e confiança, sabendo que tinha em mãos um método perfeito para escrever. Além do método, havia há pouco tempo ouvido o professor falar em sala sobre assuntos como inclusão, capacitismo e deficiência física, o que lhe deu conteúdo para embasar sua dissertação. “O Caetano tinha trabalhado a questão da inclusão na Revista da MONDADORI, porque a deficiência física era um dos 12 temas listados. Então, quando cheguei na prova, eu estava com tudo esquematizado na minha cabeça, as minhas teses prováveis, citações, ideias de intervenção e eu só adaptei isso ao sentido do deficiente auditivo. Fiz a redação já revisada do rascunho em torno de 50 minutos”, revela.

A segunda de suas conquistas nesse ano, porém, é aquela que ele mais queria: a aprovação no curso de medicina da UniEvangélica. Com a matrícula já realizada, José Ricarto se prepara para iniciar outra fase de aprendizados e descobertas tendo a certeza de que valeu a pena apostar na mudança e que suas escolhas de estudo foram um grande acerto. Ele terminou o ano letivo tirando mais de 900 pontos em redação, o que considera um feito e tanto. “Eu acho que esse foi meu maior avanço esse ano porque comecei muito do zero. Eu sabia que tinha mais facilidade com as exatas, por isso me dediquei mais a estudar redação e consegui meu objetivo, aprendi a escrever”, ressalta o estudante. O mérito, Ricarto acredita, é dele e do professor Caetano, um educador com a capacidade de extrair de qualquer aluno os melhores resultados.

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.