Discussão Social

Análise das capas da semana: revista Carta Capital

27

A capa da revista Carta Capital dessa semana (24/09) fala sobre o que o veículo classifica como “ameaças fardadas à democracia”, referindo-se ao apoio que o candidato Jair Bolsonaro possui entre os militares.
.
Para ilustrar a manchete “O despertar do velho fantasma”, a Carta traz na capa uma construção imagética simples, usando a imagem clássica do fantasma de lençol e vestindo-o com um quepe militar – clara referência ao exército. Dessa forma, o veículo reforça a ideia explícita no conteúdo verbal da manchete: o fantasma da ditadura está a solta. Até mesmo as cores da capa reforçam essa construção: predominam o verde claro no fundo da capa e o verde escuro na manchete – o verde é a cor do Exército Brasileiro.
.
O professor Caetano Mondadori sempre estimula que os estudantes façam esse exercício de identificar os elementos não verbais que reforçam o texto verbal presente nas capas das revistas. Uma cor, um detalhe na imagem, o olhar de um personagem, tudo é cuidadosamente escolhido pelos editores para transmitir um sentido e é este sentido, simples ou complexo, que pode ser interpretado pelo leitor que almeja identificar as motivações por trás de qualquer publicação.
.
Fiquem atentos aos detalhes!

#analise #cartacapital

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.