Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Análise das capas da semana: Época

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

O presidenciável Ciro Gomes estampa a capa da edição da revista Época desta semana. Na capa, vemos o rosto do pedetista de perfil, em detalhes, virado para a direita e com um leve sorriso no rosto. A construção é tal que Ciro parece olhar para a frente, para o futuro.
.
A manchete diz “O Regra-Três”, acompanhada do texto: “Ciro Gomes entre o antipetismo e o antibolsonarismo”. A dita “regra três” mencionada pela Época pode ser entendida como uma referência à regra número 3 do futebol, que trata da substituição de jogadores durante uma partida. Segundo essa norma, em jogos oficiais organizadas pela FIFA e entidades nacionais, são permitidas apenas 3 substituições em campo para cada time. Inspirados nessa ideia, os músicos Toquinho e Vinícius de Moraes compuseram uma canção homônima, “Regra Três”, que fala de um homem que desperdiçou todas as chances que teve com uma mulher. “Tantas vezes você fez que ela cansou / porque você, rapaz / abusou da regra três”.
.
Indo além dos pressupostos aparentes do texto, como sugere o professor Caetano Mondadori, e pensando no uso do termo “regra três” enquanto metáfora, deduz-se que a Época fala do fato de Ciro Gomes ser a terceira opção do eleitorado, o que demonstram as pesquisas de intenção de voto nas quais o pedetista aparece em 3º lugar, logo após Fernando Haddad e Jair Bolsonaro; o termo também pode aludir à posição de Ciro como terceira saída para aqueles que não votarão de jeito nenhum nem no PT nem em Jair Bolsonaro. Pode-se dizer ainda que há uma referência ao fato dessa ser a terceira candidatura de Gomes à presidência da República.
.
Por último, e isso só fica evidente na leitura da reportagem de capa, o “regra três”, entendido como alguém que esgota as possibilidades possíveis, também pode se referir à postura política de Ciro, de ora criticar duramente o PT, ora mostrar-se simpático a Lula – o que é entendido como inconsistência por muita gente.

#analise #istoe

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?