Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Análise das capas da semana: Veja

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Começamos a análise das capas das revistas semanais pela Veja. Nesta edição, o veículo comemora seus 50 anos de história trazendo uma capa enxuta, na qual o ano de fundação, 1968, e o ano do cinquentenário, 2018, aparecem em evidência unidos pelo número 8, seu denominador comum. Vazadas dentro do 8 veem-se várias imagens que marcaram o mundo nestes 50 anos de existência da Veja.
.
No texto que acompanha a manchete, a revista afirma: “Veja nasceu da ditadura, floresceu na democracia – e chega a cinco décadas de vida pronta para a continuar a zelar pelo regime das liberdades”.
.
O professor Caetano Mondadori sempre afirma que o mais importante ao observamos uma imagem é ir além de seus pressupostos aparentes para tentar entender que mensagem ela transmite nas entrelinhas, por meio da inter-relação de seus elementos verbais e não verbais.
.
No caso desta edição da Veja, a construção de capa busca transmitir a ideia de uma revista defensora da liberdade, o que se percebe pela oposição criada entre os textos “nasceu na ditadura e floresceu na democracia”. Apesar de romântica, porém, a construção esconde o real passado da revista e a natureza de muitas de suas publicações durante o regime militar.
.
Um compilado de capas do veículo organizado pelo site História Ilustrada demonstra que a Veja não apenas foi muitas vezes elogiosa à ditadura como, mais de uma vez, usou jargões característicos dos militares para se referir aos opositores do regime.
.
Desse modo, há uma incoerência entre o discurso e a prática, já que o veículo possui um passado não tão progressista quanto deseja transparecer. Ao invés de aproveitar a comemoração de seu cinquentenário para rever suas posturas equivocadas e construir uma nova história reconhecendo os erros do passado, a revista finge que nada ocorreu e, assim, demonstra falta de honestidade com seu leitor.
.
Trazemos algumas capas antigas da revista para que vocês tirem suas próprias conclusões.

1110987

#análise #veja

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?