Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

A prova de que educação importa

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Em meados de setembro, publicamos uma Nota de Solidariedade ao professor Thiago dos Santos Conceição, agredido em sala de aula enquanto tentava lecionar para uma turma de 9º em Rio das Ostras, Rio de Janeiro. O público reagiu rápido e, para nossa total surpresa, a Nota se tornou um viral, tendo sido visualizada por mais de 5 milhões de pessoas, provocado mais de 50 mil reações e mais de 53 mil compartilhamentos no Facebook até o momento.
.
Nós, da MONDADORI Escola de Redação, percebemos que esse desempenho reflete a preocupação que todos os brasileiros têm com os rumos da educação em nosso país. O Brasil é o número 1 do mundo em violência contra os professores, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Cerca de 42% dos estudantes brasileiros também sofreram algum tipo de abuso. Estatísticas formuladas também pela OCDE revelam que o Brasil é um dos países que menos investem em educação primária no mundo. Enquanto isso, o analfabetismo é uma realidade para mais de 11 milhões de brasileiros.
.
Estes números revelam um problema sistêmico que assola todo o sistema educacional de nosso país e tem origem inegável no descaso que o poder público dispensa à educação. Ao não investir em qualificação e segurança para os professores, em infraestrutura e equipamentos para as escolas e em apoio escolar e extra-classe para os alunos, nossos governantes permitem que o ensino nacional fique às mínguas e, assim, impedem que sejam promovidas transformações sociais profundas em nossas realidades desiguais – transformações estas que só seriam possíveis com uma população instruída, consciente de sua história e de seus direitos.
.
Ficamos felizes que nossa publicação tenha sensibilizado tantas pessoas e esperamos que todos nós, que manifestamos nossa solidariedade ao professor Thiago, possamos também lutar por um Brasil em que a educação de qualidade seja mais que um direito, seja uma realidade para todo cidadão.

#educação #respeito #paz

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?