Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Prosa com Café | A importância de cultivar a autoconfiança

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Você sabia que sua autoconfiança desempenha um papel importante em sua performance no ENEM? Nesse texto, tratarei justamente de te ajudar da maneira mais sucinta e fácil possível a melhorar sua confiança.
.
Ter uma autoconfiança mais elevada traz inúmeros benefícios de modo geral, mas para você, que se submeterá a um exame tão importante quanto o Enem, desenvolvê-la é fundamental.
.
Então você pode se perguntar: como posso ter mais confiança em mim mesmo e nas minhas habilidades?
.
Primeiramente, observe sua postura neste momento: é uma postura ergonomicamente ideal? Ela te deixa confortável sem prejudicar seu corpo?
.
É comum ver alunos com uma má postura corporal devido ao tempo que passam sentados. Há pesquisas que relatam aumento da autoestima relacionado à melhoria na postura. Portanto dê um “up” na sua postura, maneira de caminhar e sentar. Isso irá sinalizar ao seu cérebro um nível de confiança externa e melhorar sua respiração/circulação consequentemente.
.
Agora, de maneira consciente, tente não focar sua atenção em você mesmo. Este é um exercício complicado e requer prática. O objetivo dele é você conseguir ter consciência do que está fazendo, do ambiente no qual está e que há todo um mundo externo. Às vezes é necessário parar de olhar tanto para dentro, assim vemos mais o mundo e nos julgamos menos.
.
Por último eu diria para iniciar seu dia com pensamentos positivos. Caso nenhum venha à cabeça, busque citações motivadores ou assista vídeos de pessoas que persistiram até serem vitoriosas. Isso pode te dar um “gás” logo pela manhã e mostrar que outras pessoas enfrentaram dificuldades e venceram.
.
Ter uma autoestima mais elevada melhora não só seu desempenho em exames, como também suas relações interpessoais. Portanto, pratique estes exercícios simples e comprove pessoalmente os benefícios que a mudança de postura – externa e interna – podem trazer à sua vida.
_____
Alexandre Bessa é psicólogo e escreve todas as segundas-feiras para a MONDADORI.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?