Discussão Social

Tema de redação: fake news

Matéria 6

Há 80 anos, inúmeras cidades da costa oeste dos Estados Unidos entraram em pânico ao ouvir no rádio uma notícia aterradora: a terra estava sendo invadida por extraterrestres. A transmissão bombástica, no entanto, não passava de uma peça publicitária narrada com maestria pelo radialista, jovem ator e diretor Orson Welles, que ficou imortalizado desde então. Após revelada a natureza da notícia, o episódio ficou marcado na história por demonstrar o poder de impacto que os meios de comunicação exercem sobre as vidas das pessoas. Essa história é resgatada com grande senso de oportunidade pelo jornalista Roldão Barros para falar sobre as fake news, as famosas notícias falsas que permeiam o cenário informativo mundial, espalham inverdades e influenciam a opinião de milhares de pessoas. Se a peça narrada por Welles foi capaz de colocar inúmeras cidades em pânico ao ser transmitida no rádio, o que podem fazer as fake news quando se alastram como fogo em sites de notícias pouco confiáveis e grupos de whatsapp que alcançam milhões de brasileiros? Essa e outras reflexões você confere em mais esta matéria exclusiva para a Revista da MONDADORI.

O JORNALISTA

Feed6 Roldão

Roldão Barros é jornalista e um eterno curioso, apaixonado por histórias. Mesmo antes de se graduar na PUC Goiás, em 2012, já contava as histórias que encontrava (e as suas próprias) em blogs, sites, jornais de colégio e onde mais quisessem ouvir. Continua hoje no exercício de “escrever para despertar”, ele mesmo e os outros, aqui na Mondadori, nos veículos da PUC, onde trabalha há seis anos, e nas comunicações científicas que participa como pesquisador.

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.