Discussão Social

Tema de redação: transfobia

Matéria 5

O olhar atento do jornalista Kaito Campos desvenda com propriedade uma realidade cheia de insensibilidades: a transfobia, o preconceito transformado em atitudes e sentimentos negativos em relação as pessoas travestis, transexuais e transgêneros. O Brasil é o país que mais mata homossexuais e transexuais no mundo, pontua o jornalista, revelando a realidade de massacre que nos torna uma das nações mais violentas quando o assunto é respeito à diversidade de gênero. Ainda assim, a coragem das pessoas trans de assumirem suas verdadeiras identidades e carregarem, no próprio corpo, sua principal resistência, constitui o lacre da luta pela conquista diária de espaços e pelo enfrentamento contínuo ao preconceito. Oscilando entre esses dois extremos, os transexuais brasileiros buscam o direito de viver como são e quem são na era da transfobia. As reflexões dessa reportagem exclusiva podem ser lidas na Revista da MONDADORI.

O JORNALISTA

Feed5 Kaito

Jornalista e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás. Nos dias de semana, Kaito é professor dos cursos de comunicação da Faculdade Sul-Americana. Nas horas livres, mexe com linhas: palavras, desenhos e bordados. Gosta de ouvir histórias e se encanta por diferenças e plurais. Pesquisa relações de gênero e sexualidade. E acredita no jornalismo literário como instrumento de humanização.

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.