Dica Cultural
Posted in

Dica de filme: Lixo Extraordinário

Captura de Tela 2018 10 19 às 18.46.49
Posted in

Entre os anos de 2008 e 2009, o artista plástico brasileiro Vik Muniz iniciou um projeto inusitado: construir obras de arte a partir do lixo reciclável coletado em um dos maiores aterros do mundo, situado no Jardim Gramacho, bairro da periferia de Duque de Caxias. A produção, idealizada pelo produtor inglês Angus Aynsley, foi dirigida por três mãos: iniciado pela diretora Lucy Walker, em seguida por João Jardim e, por último, por Karen Harley. O filme foi lançado em 2010 e conquistou avaliações positivas da crítica.
.
Para o professor Caetano Mondadori, um dos maiores méritos da obra é discutir ao mesmo tempo o reaproveitamento do lixo e os limites da pobreza e da arte, tornando-se uma excelente reflexão sobre a condição humana. Sete catadores que ajudaram Muniz na coleta dos recicláveis utilizados na produlão fizeram parte do documentário, concedendo entrevistas e compartilhando com o público suas trajetórias marcadas pela pobreza. No decorrer do longa, percebemos a transformação interna desses personagens e o despertar de uma nova consciência sobre a própria vida.
.
Ao mesmo tempo, nos deparamos com a problemática do acúmulo de resíduos sólidos e as graves consequências que a interferência humana irresponsável causam aos ecossistemas a longo prazo. O professor Caetano recomenda a obra como referência para dissertações que abordem temas como as consequências do consumismo, o desafio da transformação do lixo, as desigualdades econômicas, os limites da arte, entre outros.
.
#lixoextraordinario #documentario#vikmuniz #arte #reciclagem #desigualdade#redação #estudante #enem

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.