Discussão Social

Os Olhos de Lorenza: Uma animação que tem muito a oferecer

Captura de Tela 2018 10 19 às 18.39.36

Pessoas inteligentes assistem mais documentários que ficção, certo? Bom, eu também nutria essa visão, até que Steven Universe foi apresentado a mim por meus irmãos. Hoje, apresentarei essa obra a vocês (sem spoilers, prometo).
.
Steven Universe é um “coming of age story” (história de amadurecimento) de um garoto metade humano, metade mágico, ao lado de suas mentoras e protetoras da Terra, as Crystal Gems. Ao acompanharmos a narrativa, somos apresentados a questionamentos inéditos e sem respostas prontas, relacionados a construção de identidade, medos, depressão, relações afetivas e analogias incríveis ao colonialismo, gênero e sexualidade, de forma natural e principalmente divertida. Tudo isso, a partir de personagens extremamente complexos, bem desenvolvidos e carismáticos, de tal forma que a empatia e intimidade do telespectador é quase instantânea.
.
Steven, personagem principal, é um adolescente sensível, cheio de energia, vivendo o descobrimento de si, do mundo ao seu redor e de sua origem, sempre motivado pelo amor. Contudo, diversas vezes ele sofre os efeitos de sua confusão e de escolhas ruins que afetam a todos, demonstrando, no fim das contas, que ele não é o herói clássico, e sim uma representação de nós todos em busca da prática do bem.
.
A série não se destaca apenas na construção das personagens, mas também na relação entre elas e o espaço da animação. As personagens são influenciadas e constroem diversas relações de poder, hierarquia e dominação, nos conduzindo a diversas reflexões sobre o nosso modo de existir no mundo. Mesmo assim, ela não perde a magia e a diversão de um programa infantil, com uma trilha sonora maravilhosa e desenvoltura ao refletir todas essas questões, o que a faz apropriada para todas as idades.
.
Se você acha que Rick & Morty é o melhor que o mundo dos desenhos têm a oferecer, então você precisa conhecer Steven Universe. Fica a dica.
_____
Lorenza Moraes está no Ensino Médio e é aluna do professor Caetano Mondadori.

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.