Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Prosa com Café: Só mais uma xícara?

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Quem nunca tomou uma xícara de café atrás da outra, ainda mais quando prestes a fazer uma prova importante?
.
Percebi esse comportamento entre alunos do Ensino Médio e Preparatórios Pré-Vestibular. Contudo, havia uma divergência entre a primeira pergunta que lhes fiz e esta minha observação: os alunos que observei tomavam café em copos de 200ml.
.
Isso é preocupante!
.
A quantidade de café indicada a ser ingerida segue por volta de 3 a 5 xícaras ao dia, trazendo inclusive benefícios à saúde. Porém, a ingestão desmedida de café em copos descartáveis tende a não ser mensurada.
.
Alguns sintomas comuns do excesso de cafeína são: – Nervosismo e inquietação; – Ansiedade; – Taquicardia – Náusea, entre outros;
.
Pensando nos alunos que estão prestes a fazer a prova do ENEM e outros vestibulares, me preocupo, porque orque o nível de ansiedade já é alto neles devido à proximidade das provas e por outras razões pessoais.
.
Pensando em manter a performance e saúde mental de quem fará algumas dessas provas eu tenho algumas sugestões. Caso você seja um desses, preste atenção, pois, são apenas duas dicas fáceis de serem aplicadas.
.
Primeiramente, caso o consumo de café esteja alto, não deixe de tomar. Porque durante muito tempo seus estudos aconteceram sob influência da cafeína, isso manterá ao menos uma condição fisiológica parecida ao fazer o exame.
.
O segundo ponto é abrir um horário para prática de exercícios físicos diariamente. Essa também é uma maneira de ativar o cérebro.
.
O maior objetivo destas duas dicas é promover sua saúde mental e performance por meio da redução de ao menos um fator fisiológico que pode estar “colaborando” com outros para os altos níveis de ansiedade.
.
Portanto, substitua as medidas de café e quando se pegar pensando “só mais uma xícara”, questione-se da real necessidade.
_____
Alexandre Bessa é psicólogo e escreve todas as segundas-feiras para a MONDADORI.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?