Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Tema de redação: “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

A da Fuvest em 2015 tratou de um tema histórico (segregação) com um recorte bastante atual (camarotização). Apenas 2 anos antes desse certame, a história do empresário paulista Alexander de Almeida, o “Rei do Camarote”, havia estampado a capa da Veja São Paulo, revelando a vida de excessos e ostentação usufruída por uma parcela mínima da sociedade. Os camarotes são espaços exclusivos em festas vendidos por um preço alto.
.
Nesse contexto, por que a Fuvest associa a segregação social do país a uma “camarotização” da sociedade e relaciona ambas com a democracia? Para o professor Caetano Mondadori, fica evidente a tentativa da instituição de debater como a desigualdade econômica molda o espaço social, uma vez que aqueles que possuem maior poder aquisitivo têm acesso mais facilitado a serviços básicos, que deveriam ser públicos, mas acabam se tornando um luxo de poucos.
.
Exemplos disso são percebidos em áreas como segurança, saúde e educação. Com a precarização cada vez maior destes setores por parte do poder público, aqueles que gozam de maior poder econômico acabam optando por serviços privados, daí a expansão das escolas particulares, dos planos de saúde e a opção por morar em condomínios fechados de alta segurança.
.
Uma das vias pelas quais se dá “camarotização” social e sua realação com a desigualdade, portanto, ocorre quando o cidadão precisa pagar para usufruir do que antes era um serviço básico, e se não tem poder aquisitivo, é excluído socialmente, sofrendo com o descaso governamental.
.
#temaderedação #fuvest #camarotização#desigualdadesocial #vestibular #redação#estudante #enem

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?