Dica Cultural

Tema de redação: invisibilidade indígena

Matéria 12

Para os indivíduos que pertencem as minorias étnicas do Brasil – negros, mulheres, homossexuais, transexuais, indígenas, etc – a invisibilidade não é um superpoder, mas uma chaga que revela em seu próprio nome uma das piores facetas da desigualdade social. Na sociedade do exibicionismo, não ser visto é padecer ao descaso do poder público e à indiferença da população, incapaz de se solidarizar com aqueles que não vê e, consequentemente, não considera importantes. Mas como ser visto em um contexto em que os espaços sociais são delimitados e controlados de acordo com o poder econômico de determinados grupos? A partir dessas reflexões, a jornalista Alana Sales volta-se para um grupo marginalizado em específico, os indígenas, e compõe um vasto dossiê sobre a condição daqueles que, há mais de 500 anos, vivem como estrangeiros dentro do próprio país e lutam pelo direito de existir nas terras que lhes foram roubadas. Confira este dossiê exclusivo na íntegra na Revista da MONDADORI.
.
EM TEMPO: A mulher que estampa a capa desta publicação, uma das entrevistadas para a reportagem, Diomar Cruz Waritirre, faleceu em 25 de setembro após uma árdua batalha contra a depressão. Diomar era uma grande ativista da causa indígena em Goiás e sofria ao ver a situação dramática enfrentada por seu povo em todo o país. A ela, in memorian, dedicamos esta reportagem!

 

A JORNALISTA

Feed12 Alana

Alana Sales é uma escritora não praticante que se formou em jornalismo pela UFG. É da Bahia, mora em Goiás há 9 anos e se considera uma cidadã do mundo – por isso mesmo, não se vê pertencente a um único lugar. Atenta observadora deste mundo que a fascina e intriga, ela descobriu nas palavras sua vocação e no jornalismo um meio para compartilhar reflexões sobre a realidade. Seu maior sonho é morrer sem arrependimentos morais.

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.