Dica Cultural

Tema de redação: privacidade virtual

Matéria 11

“Abrimos mão de nossa intimidade quase espontaneamente, por vontade própria, como um vício: mal percebemos o avanço descontrolado de nosso exibicionismo”. Com essa afirmação impactante, a jornalista Ana Luiza Andrade resume a relação problemática dos homens e mulheres pós-modernos com as mídias digitais. Sem cair na velha discussão de se as mídias nos aproximariam ou distanciariam, a repórter levanta um outro questionamento tão importante quanto, mas ainda pouco estimulado pelos usuários da rede: não estaríamos nos expondo demais? Constatando que a privacidade se tornou um “substantivo decadente e utópico na vida social online”, Ana Luiz Andrade investiga porque concordamos de modo tão subserviente a fornecer inúmeras informações pessoais gratuitas na era em que informação vale ouro – vide o escândalo envolvendo o Facebook e a empresa Cambridge Analytica. A conclusão é que, para além da vontade de interagir com os demais, há elementos psicológicos mais profundos que justificam nossa hiperexposição nas redes, e que esses elementos são explorados de forma estratégica e muito oportunista pelas multinacionais do mundo online. Confira essa reportagem exclusiva na íntegra na Revista da MONDADORI.

 

A JORNALISTA

Feed11 Ana

Ana Luíza Andrade tem 26 anos e é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás. Apaixonada pela literatura desde a infância, tornou-se uma defensora ferrenha do Jornalismo Literário, um segmento onde as ideias respiram com liberdade e tempo. Onde a arte estiver, aí também Ana Luiza pretende estar: é esse o caminho que decidiu trilhar em sua carreira. O resto, como ela mesma diz, é sobreviência, pagar as contas do mês e pura necessidade humana.

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.