Dica Cultural

Tema de redação: sistema prisional

Matéria 10

“A população privada de liberdade no Brasil não é só bandida”, conclui, logo de cara, a repórter Elisama Ximenes ao falar sobre uma das nossas mais trágicas realidades nacionais: a imensa população carcerária que faz do Brasil o segundo país com o maior número de pessoas privadas de liberdade no mundo. Apropriando-se das metáforas sobre o dentro e o fora para expor a relação daqueles que estão diante e atrás das grades, Ximenes constrói um retrato sensível e pungente de personagens cuja liberdade é sempre maculada pelo cativeiro: as mães e as esposas dos detentos, suas rotinas de visitas ao Cepaigo, à CPP e à CIP, e as esperanças e os medos em relação à vida do ente querido em situação prisional. O retrato é, antes de tudo, humano, pois traz pessoas cientes dos erros de seus familiares infratores, mas, ao mesmo tempo, indignados ante a brutalidade de um sistema que existe apenas para punir – com requintes de crueldade – e não corrigir o infrator. Diante de um quadro que fomenta violências cíclicas, a repórter nos faz refletir sobre qual é, de fato, a função do sistema prisional no Brasil. Esta matéria exclusiva você confere na Revista da MONDADORI.

 

A JORNALISTA

Feed10 Elizama

Jornalista formada pela UFG, Elisama Ximenes é apaixonada por jornalismo literário e investigativo, e segue na luta por um jornalismo responsável e aliado às demandas sociais. Na Revista da MONDADORI, ela assina as reportagens “Sinto muito”, sobre violência no trânsito, e “Do lado de fora”, sobre a crise do sistema prisional brasileiro.

 

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.