Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Prosa com Café | O que podemos ou não controlar

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Você não controla os eventos externos que acontecem na sua vida. Isso é assustador para você?
.
Para algumas pessoas – a maioria, na realidade – isso é um medonho. Principalmente para aquelas que têm o costume de ter o controle de muitas coisas na palma da mão. Contudo, compreender que algumas outras coisas fogem ao nosso controle nos ajuda a não ficar afobados com certos resultados. Temos de fazer o melhor que podemos, mas sem tanta pressão.
.
Se pararmos para pensar, há um certo equilíbrio em não controlar tudo. Isso nos dá uma outra autonomia: como representamos e reagimos às coisas. Por exemplo, quando vemos que podemos controlar nossa opinião sobre esses eventos externos, ficamos menos suscetíveis a eles. Você decide se os fenõmenos são bons ou ruins, se são justos ou injustos. Você pode não controlar a situação, mas controla o que pensa sobre ela.
.
Entendeu como funciona?
.
Não se esqueça: há coisas que estão fora do nosso controle – o mundo exterior, outras pessoas, seja o que for. No entanto, a forma como reagimos às situações está inteiramente em nossas mãos, e só isso nos dá muito para administrar, muito poder. Um poder pessoal, claro.
.
O melhor de tudo é que uma compreensão honesta do que está dentro de nosso controle fornece uma clareza real sobre o mundo: tudo o que temos e podemos aprender a controlar somos nós mesmos!
.
Lembre-se disso hoje quando você tenta estender seu alcance para fora – é muito melhor direcionar sua atenção para dentro. Portanto, inicie sua jornada de autocontrole, seja através de leituras, meditação, terapia ou mesmo por meio da arte. Assim, você perceberá que é possível ser uma pessoa mais tranquila, mesmo que as coisas saiam do eixo às vezes.
_____
Alexandre Bessa é psicólogo e escreve todas as segundas-feiras para a MONDADORI.

#autoconhecimento #autoconfiança#autocontrole #estudante #enem

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?