Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

#FRASEDASEMANA

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Se há uma coisa que aprendemos com a observação dos fatos é que as coisas mudam. De fato, a mudança parece ser a única realidade permanente.
.
Vejamos exemplos históricos: o Império Romano dominou uma área aproximada de 4 milhões de quilômetros por mais de 500 anos, até entrar em declínio com o surgimento do Cristianismo e, por fim, fragmentar-se e deixar de existir. Alexandre, o Grande e Gengis Khan, foram alguns dos maiores conquistadores que a humanidade já conheceu, mas hoje, só restam histórias a seu respeito. O Brasil foi uma Colônia portuguesa por mais de 300 anos, até tornar-se um Império e, por fim, uma república, e por aí vai, indefinidamente.
.
Precisamente por isso a frase do escritor Carlo Dossi é tão precisa. Ela nos recorda que, pertencendo ao permanente processo mutável da história, todas as crenças, ideias e costumes que sustentamos hoje com tanto afinco, como se fossem imutáveis, podem se tornar obsoletas em alguns anos ou décadas.
.
Para ilustrar ainda isso, o professor Caetano Mondadori lembra fenômenos como a escravidão a que foram submetidos muitos africanos – normal para sua época, mas abominável para a nossa; do mesmo modo, o educador lembra conquistas feministas como o direito ao voto, ao trabalho remunerado, etc – normais para os nossos tempos, mas impensáveis há alguns séculos.
.
O professor indica o enunciado para dissertações em que seja possível falar de mudança de paradigmas, por exemplo: – ao abordar que a exploração animal pode ser normal para nossa época, mas talvez se torne inconcebível para as próximas;
– ao falar que as restrições aos direitos dos homossexuais pode parecer justa para alguns na época em que vivemos, mas que talvez se torne inconcebível nos séculos seguintes;
– ao falar também sobre o uso irrefletido do meio ambiente, sobre os valores baseados no consumismo exacerbado, sobre a criminalização do aborto, a política antidrogas, e inúmeras outras questões sociais.
.
#citacao #redação #estudante #enem

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?