Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Prosa com Café | Se estiver sobrecarregado, pense nisso

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Em alguma fase de nossas vidas vamos nos sentir sobrecarregados. Isso já aconteceu antes, pode estar acontecendo agora e há uma chance de acontecer depois. Porém, não se desespere com isso, vou te ajudar a refletir sobre essa situação.
.
É importante lembrar que você não está sozinha(o). Há grandes chances de outras pessoas perto de você estarem passando por algo parecido. As situações que sobrecarregam alguém são as mais variadas, podendo ir desde que curso escolher até como cuidar de um recém-nascido.
.
Isso aponta para uma ação importante: troca de experiências. Somos seres sociais e nos constituímos sociedades através de relacionamentos. Caso conheça alguém que passou pelo que você está passando, vale a pena pedir para conversar, trocar uma ideia e ver se pode aprender algo que seja aplicável à sua situação.
.
Caso esteja sentindo que não há nada que você possa fazer, pare um momento. Essa situação pode estar até te desesperando, mas como Lao Tsé escreveu no Tao Te Ching, “o sábio atua pelo não agir”. Quando se tem muita informação na cabeça, é o momento perfeito para dar uma pausa. Sente-se em algum lugar confortável e respire calmamente.
.
Todos os pensamentos podem ser importantes, mas nem todos têm a mesma prioridade. Acalme-se e elenque aqueles 2 ou 3 que são prioritários. Em seguida escreva-os em um papel e defina ações mínimas que podem ser feitas para que você possa dar andamento nestas atividades. Então execute ao menos uma ação de cada pensamento desses.
.
Por fim, lembre-se que existem pessoas em sua vida que querem que você tenha sucesso. Sua vida toca e tocará a de tantos outros que ainda estão por vir! Seu sucesso depende de você e da sua capacidade de lidar com todas as informações. E fique sabendo que, se você está passando por um momento difícil, certamente está se fortalecendo mentalmente. Acredite e não desista!
_____
Alexandre Bessa é psicólogo e escreve todas as segundas-feiras para a MONDADORI.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?