Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Tema de Redação: Nós embebedamos nossos filhos…

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

No primeiro semestre de 2017, o vestibular da Unirv para o campus de Aparecida de Goiânia ofereceu como uma das opções de tema para a redação a afirmação ilustrada na imagem dessa publicação.
.
A afirmativa pode parecer confusa para alguns estudantes, visto se tratar de uma frase em primeira pessoa; nesses casos, porém, o professor Caetano Mondadori recomenda que o aluno problematize a frase, encontrando uma questão que possa resolver em seu texto.
.
No caso do exemplo de hoje, a problematização poderia originar as seguintes abordagens:
.
– A cultura da embriaguez e seu impacto sobre a juventude
ou
– A relação entre o consumo de entorpecentes entre os jovens e a legalização do álcool
.
Esse processo de problematização abre as perspectivas dos alunos sobre os possíveis recortes e argumentos a serem desenvolvidos no texto. O professor Caetano destaca alguns deles:
.
– a forte indústria de bebidas do país, que movimenta bilhões anualmente e investe pesado em propagandas para romantizar o consumo do álcool, contribui para criar um clima de tolerância para o consumo dessa droga legalizada, ignorando as consequências drásticas do consumo exacerbado; – o fato de vivermos em uma sociedade hedonista, em que a busca desenfreada pelo prazer é estimulada pelos meios de entretenimento, pelas cultura pop e até mesmo no âmbito familiar, propicia a busca por prazeres fáceis e instantâneos, como é o caso do álcool, e impede a reflexão sobre as consequências do consumo dessa substância em específico.
.
Para aprofundar sua percepção sobre o tema, o professor Caetano recomenda o documentário “The Truth About Alcohol”, disponível na Netflix.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?