Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Os Olhos de Lorenza | Antonieta de Barros

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Começo esse quadro de figuras históricas negras motivada a explicitar a trajetória de Antonieta de Barros, educadora, jornalista, militante, primeira parlamentar negra do Brasil, e seus questionamentos no séc. XX, tão fundamentais para minha visão de educação e civilização.
.
Nascida em Santa Catarina, em 1901, Maria da Ilha (nome literário) teve infância pobre e iniciou seus estudos aos 17 anos na Escola Normal Catarinense, formando-se nos cursos de Português e Literatura em 1921. Após um ano de formatura, fundou uma escola de alfabetização em sua casa, com o apoio de sua mãe lavadeira e de sua irmã. A partir desse feito, se tornou professora exemplar e integrou a Liga do Magistério, conquistando direitos para professoras exploradas por contratos baseados no patriarcalismo.
.
Mesmo essa profissão sendo uma imposição para as mulheres que entravam no mercado de trabalho, Antonieta enxergava a educação como ferramenta fundamental para a mobilidade social, expansão da cidadania e emancipação feminina. Dessa forma, ela afirmou seu posicionamento, defendido em seus dois mandatos políticos: não é o trabalho que define a cidadania, mas o acesso à educação, pois para as mulheres negras a ocupação de cargos de trabalho, anteriores ou posteriores à Lei Áurea, não garantia nenhum direito civil.
.
Além disso, Maria utilizava de sua voz também nos jornais “Vida Ilhoa” e “A Semana” ao criticar o mundo cientificista, afirmando: “A inteligência, essa graça, dádiva característica da superioridade da nossa condição humana, tem concorrido, naturalmente, com as suas conquistas para o aniquilamento da mesma humanidade”.
.
Mesmo nesse resumo limitado, é fácil a percepção de Antonieta como exemplo para educadores, ativistas e políticos. Assim, constata-se a necessidade de sua visibilização e entende-se porque ela provoca o receio de tantos.
______
Lorenza Moraes é estudante de ensino médio e aluna do professor Caetano Mondadori.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?