Discussão Social

Tema de Redação: Pós-verdade

Sem título

Os vestibulares da Unicamp geralmente desafiam o estudante a produzir redações em gêneros textuais pouco comuns em outras provas do país. No caso da avaliação para ingresso no ano letivo de 2018, por exemplo, foi solicitado que os candidatos se colocassem como representantes de um grêmio estudantil e escrevessem uma palestra a respeito do tema pós-verdade, relacionando-o com as redes sociais e apontando suas consequências a longo prazo. .
Para o leitor pouco familiarizado com o termo, pós-verdade é um conceito que define como, no jogo político e da informação, os atores sociais muitas vezes ignoram os fatos objetivos, optando, ao invés deles, por discursos emocionais e pela evocação às crenças pessoais no intuito de manipular a opinião pública.
.
Sobre o gênero textual exigido pela Unicamp em 2018, o professor Caetano Mondadori explica que, embora pouco comum, a palestra enquanto gênero é um texto discursivo pensado para a oralidade que obedece a algumas regras de escrita. Veja só:
– deve-se seguir a norma culta da Língua Portuguesa;
– como o objetivo desse tipo de texto é a apresentação em público, é importante utilizar elementos de interlocução que se refiram ao ouvinte;
– uso da primeira ou da terceira pessoa;
– é ao mesmo tempo persuasivo e argumentativo, pois pretende convencer o ouvinte da validade dos argumentos apresentados pelo autor.
.
Gostou? Fiquem ligados porque toda quarta-feira nós trazemos dicas imperdíveis sobre vários temas de redação para vocês!
.
#temaderedacao #posverdade#redessociais #manipulacao #redação#vestibular #enem #estudante #dissertacao#mondadoriescoladeredacao

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.