Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Tema de Redação: Pós-verdade

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Os vestibulares da Unicamp geralmente desafiam o estudante a produzir redações em gêneros textuais pouco comuns em outras provas do país. No caso da avaliação para ingresso no ano letivo de 2018, por exemplo, foi solicitado que os candidatos se colocassem como representantes de um grêmio estudantil e escrevessem uma palestra a respeito do tema pós-verdade, relacionando-o com as redes sociais e apontando suas consequências a longo prazo. .
Para o leitor pouco familiarizado com o termo, pós-verdade é um conceito que define como, no jogo político e da informação, os atores sociais muitas vezes ignoram os fatos objetivos, optando, ao invés deles, por discursos emocionais e pela evocação às crenças pessoais no intuito de manipular a opinião pública.
.
Sobre o gênero textual exigido pela Unicamp em 2018, o professor Caetano Mondadori explica que, embora pouco comum, a palestra enquanto gênero é um texto discursivo pensado para a oralidade que obedece a algumas regras de escrita. Veja só:
– deve-se seguir a norma culta da Língua Portuguesa;
– como o objetivo desse tipo de texto é a apresentação em público, é importante utilizar elementos de interlocução que se refiram ao ouvinte;
– uso da primeira ou da terceira pessoa;
– é ao mesmo tempo persuasivo e argumentativo, pois pretende convencer o ouvinte da validade dos argumentos apresentados pelo autor.
.
Gostou? Fiquem ligados porque toda quarta-feira nós trazemos dicas imperdíveis sobre vários temas de redação para vocês!
.
#temaderedacao #posverdade#redessociais #manipulacao #redação#vestibular #enem #estudante #dissertacao#mondadoriescoladeredacao

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?