Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Os Olhos de Lorenza: A história de Luzia Mahin

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Pensar numa história que não seja limitada a documentos e registros é fundamental para a identificação de diversos heróis. Esse pensar é essencial na compreensão da grandiosidade de Luiza Mahin, figura que, ao ter sua trajetória descrita pelos poemas de seu filho Luiz Gama, contos populares e literários, preenche lacunas históricas e identitárias, mesmo com a ausência de uma documentação material que comprove sua existência.
.
A primeira produção associada a Luiza é fruto do entrelaço entre a memória como filho e a realidade de luta como abolicionista de Luiz Gama, exposta em sua carta autobiográfica e no poema Minha Mãe. Primeiramente, em sua carta atribuem-se as principais características da figura materna e seus resquícios em sua personalidade, sendo: negra, livre, altiva, pagã, geniosa, insofrida e vingativa, como também, seu trabalho como quitandeira e a participação em planos de insurreições de escravos, como no ano de 1837. Já no poema, numa perspectiva mais íntima, revela-se a beleza, força, doçura e um passado nobre da mãe, definido pelo verso: “Da adusta Líbia rainha”.
.
Além disso, no romance histórico “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, a narradora personagem “Kehinde” é inspirada em Luiza. Nele, a caracterização feita por Luiz juntamente a tradição oral baiana são apresentadas durante uma trajetória entre África, Brasil, senzala, cidade, Revolta dos Malês e Sabinada.
.
Desse modo, obter exatidão da vida de Luiza, talvez, não seja tão importante quanto repensar como a vivência, ou até mesmo, essa inexatidão que leva à construção de uma heroína, refletem diferentes memórias e existências negras. Utilizo, enfim, da afirmação de José Murilo de Carvalho: “O segredo da vitalidade do herói talvez esteja, afinal, nessa ambiguidade, em sua resistência aos continuados esforços de esquartejamento de sua memória”.

______
Lorenza Moraes é estudante de Ensino Médio e aluna do professor Caetano Mondadori.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?