Sem categoria
Posted in

Citação do Dia | Mário Silva Brito

01
Posted in

Uma das características mais óbvias dos governos ditatoriais é a interdição das liberdades – entre elas, a de falar e agir de modo contrários ao regime. No entanto, há um cerceamento mais sutil que também perdura e se manifesta de duas maneiras: na proibição ao livre pensamento e, em segunda instância, no próprio estímulo ao não pensar, realizado através de uma propaganda repetitiva , centrada na reprodução de chavões sobre a realidade, que mantém os indivíduos alheios do questionamento e os incentiva a tomar todos os atos governamentais como corretos, legítimos e verdadeiros, sem protestos.
.
Assim ocorreu durante ocorreu durante a ditadura nazista na Alemanha e a fascista italiana, mas também na ditadura militar brasileira e em outros lugares da América Latina, África, Ásia e Europa. É nesse sentido que ocorre o “não pensar” ao qual o ensaísta Mário Brito se refere. É um cerceamento do pensamento, mas também é um conformismo que anula o inerente poder de questionamento contido no ato reflexivo.
.
O professor Caetano Mondadori recomenda o uso dessa frase como citação em dissertações que abordem questões como a liberdade de pensamento, a liberdade de imprensa, a censura na democracia e nas ditaduras, o conformismo populacional, a repressão às liberdades individuais, etc.
.
#citacao #redacao #estudante#ensinomedio #enem

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.