Dica Cultural

Referências | Os Comedores de Batata

07

“Os Comedores de Batata” é uma obra que marca a primeira fase da pintura do holandês Vincent Van Gogh. Nessa época, Van Gogh era influenciado pelo estilo realista do francês Jean-François Millet, que levava às telas cenas da vida dos camponeses da França no século XIX. Uma diferença marcante entre os dois artistas, porém, é perceptível na representação que ambos davam à realidade. Enquanto Millet pintava traços mais suaves, conferindo certa beleza às expressões de seus personagens, Van Gogh optava por deliberadamente representá-los de maneira mais dura, com traços grosseiros que demonstravam as condições de vida precárias dessas pessoas.

É o que se vê precisamente em Os Comedores de Batata. Nesta criação, o holandês retrata seus personagens com feições grosseiras e taciturnas. A pobreza é percebida nos detalhes do minúsculo espaço em que os quatro dividem uma parca refeição de batatas.

Contextos em que essa obra poderia ser usada na rua redação:
– Em provas cujos temas sejam a escassez de alimentos, a precarização do trabalho e as desigualdades sociais;
– Como metáfora para a condição de vida dos trabalhadores mal remunerados no campo e nas cidades;
– Como ilustração das desigualdades econômicas e sociais;
– Como ilustração dos elevados índices de pobreza humana; segundo o IBGE, mais de 50 milhões de brasileiros vivem na linha da pobreza.

A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós traremos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados!

25
#oscomedoresdebatata #vangogh#arte #artista #realismo #pobreza#desigualdade #redação #dissertação#estudante #vestibular #enem#mondadoriescoladeredacao

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.