Dica Cultural

Referência | Os Operários

09

Em “Os Operários”, a artista brasileira Tarsila do Amaral já havia abandonado a fase antropofágica para se dedicar à pintura das realidades sociais do país, especialmente a dos menos favorecidos. Esse quadro foi pintado em 1933, apenas quatro anos após a Crise de 1929, que impactou profundamente o Brasil e a própria Tarsila. De família tradicional paulista, a artista perdeu a maior parte de seu patrimônio com a crise, o que a aproximou da grande massa de trabalhadores brasileiros que vivia em condições precárias.
.
“Os Operários” é desse período; a obra retrata a primeira fase da industrialização da capital São Paulo, marcada pela migração em massa de trabalhadores de todas as regiões do país. É o que fica claro no quadro; nele, 51 rostos de homens e mulheres de várias cores e etnias são representados lado a lado, olhando para frente, com expressões predominantemente cansadas. Seus corpos não estão visíveis. Ao fundo, chaminés de fábricas tomam o horizonte.

.
Contextos em que essa obra poderia ser usada na rua redação:
– Em provas cujos temas fossem a precarização do trabalho ou a migração em busca de melhores oportunidades de vida;
– Como representação da condição econômica dos trabalhadores brasileiros;
– Como metáfora para a condição vulnerável dos trabalhadores com relação aos seus empregadores.
.
A série #referencias é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós trazemos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados!
.
#osoperarios #tarsiladoamaral#trabalho #desigualdade #arte#redação #dissertação #estudante#vestibular #enem#mondadoriescoladeredação

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.