Material

Tema de Redação | A Amizade

10

Esta semana, trazemos mais um tema de redação abstrato proposto pela PUC-Rio, dessa vez em seu vestibular de verão de 2015, para mostrar aos estudantes como eles podem problematizar qualquer assunto e construir um projeto de texto bem estruturado (tema / tese / assuntos) diante de qualquer recorte temático – mesmo um tão vago quanto “amizade”.
.
Como já falamos em outras postagens, quando o tema da redação não é lá muito objetivo, o estudante deve “problematizá-lo”, “adaptá-lo” para que se torne. Assim, ao invés de correr o risco de escrever um longo texto expositivo sobre porque a amizade é boa e como devemos cultivá-la, perdendo todo o propósito argumentativo exigido pela banca, o estudante deve transformar essa temática em uma situação-problema à qual ele poderá propor soluções.
.
Assim, “a amizade” pode se tornar, por exemplo:
.
Desafios para a vivência da amizade na sociedade contemporânea
ou
Caminhos para a vivência genuína da amizade na pós-modernidade
.
Viu como ao fazer esse exercício de problematização, o tema se torna muito mais claro? Então é isso! Pratique em casa e tente pensar dessa maneira problematizadora sempre que se deparar com assuntos demasiado vagos por aí. Com o tempo, você vai perceber que qualquer questão possui aspectos mais dinâmicos, múltiplos e plurais do que aparenta à primeira vista. Fica a dica!
.
#temaderedacao #redacao#dissertacao #enem #estudante#vestibular #escoladeredacao

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.