Dica Cultural

Referência | Guernica

11

Uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos, Guernica, pintada em 1937 pelo espanhol Pablo Picasso, retrata com grande força visual os horrores da guerra. A inspiração para o quadro foi o bombardeio da cidade de Guernica pelos alemães em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, conflito protagonizado por Republicanos x Nacionalistas – estes últimos, liderados pelo general Francisco Franco.
.
Foi com a autorização de Franco que os nazistas bombardearam Guernica, no intuito de testar novas armas. A ação provocou uma reação imediata em Picasso, que àquela época vivia na França. O artista montou o painel como um protesto contra os horrores do conflito. Desde que foi exibida em público pela primeira vez, Guernica se tornou um clássico da pintura mundial. Seus personagens aos pedaços, atravessador pelo horror e agonizando em um cenário de chamas, causam um profundo impacto em qualquer observador.
.
Contextos em que essa obra poderia ser usada na rua redação:
– Em provas cujos temas sejam a violência, a guerra, a intolerância, entre outros;
– Como representação das grandes perdas humanas e materiais causadas pelas armas de destruição em massa;
– Como representação da vulnerabilidade dos civis durante conflitos entre as nações;
– Como representação da falta de responsabilidade dos Estados mundiais durante as guerras;
– Como ilustração para a defesa do pacifismo.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós traremos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados! .
#guernica #picasso #arte #guerra#paz #redação #dissertacao#estudante #enem #vestibular#mondadoriescoladeredacao

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.