Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Tema de Redação | Autocrítica e autoconhecimento

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

O tema de redação que trazemos essa semana foi extraído do vestibular de inverno da PUC-Rio no ano de 2014. Por meio de um estímulo à análise individual, expressa nas formas de autocrítica e autoconhecimento, a universidade motivou os estudantes a pensagem no exercício da alteridade, o que fica evidente na frase “caminhos para o outro”. A autocrítica e o autoconhecimento, nessa perspectiva, seriam os caminhos necessários para essa vivência.
.
No entanto, muitos estudantes podem se perguntar como unir esse conceito à primeira vista abstrato na escrita de um texto dissertativo-argumentativo. Segundo o professor Caetano Mondadori, o mais indicado nesses casos é que o aluno realize a problematização do tema para chegar a uma situação-problema à qual ele deverá propor soluções.
.
Assim, teríamos como redefinição do tema:
.
A autocrítica e o autoconhecimento como caminhos para o outro
ou
Por que a falta de autocrítica e autoconhecimento bloqueiam os caminhos para o outro
.
A partir dessa perspectiva, o estudante pode fazer os questionamentos que embasarão o seu projeto de texto. Um bom exercício, para começar, é ele se perguntar como a falta de autocrítica e de autoconhecimento impedem a vivência plena da alteridade. Respondendo a isso, ele já tem a tese a partir da qual desenvolver a sua dissertação. Entendeu? Então pratique!
.
#temaderedacao #redacao#dissertacao #estudante #enem#vestibular #escoladeredacao

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?