Dica Cultural

Referência | A Redenção de Cam

14

Uma das mais notórias obras de arte nacionais, “A Redenção de Cam”, pintada pelo espanhol Modesto Brocos, revela o cruel projeto de embranquecimento da população brasileira, tese defendida no final do século XIX e início do século XX como solução para as questões raciais do país. Na obra, vemos 4 personagens: uma mulher negra velha, em pé, com as mãos levantadas aos céus num gesto de agradecimento; ao seu lado, uma “mulata”, sentada, segurando em seu colo o filho pequeno, um menino de tez clara, que olha para a avó; e por último, um homem, também branco, o provável pai da criança, que está sentado na porta de casa, observando o filho com um sorriso no rosto. Pintada em 1895, a obra parte de uma história bíblica para construir uma potente representação dos ideais raciais de sua época. Segundo o livro de Gênese, Cam era filho de Noé e foi amaldiçoado a se tornar “servo dos servos” após zombar do pai em uma ocasião em que este estava bêbado e nu; a Bíblia atribui a Canaã, filho de Cam, a ascendência dos povos africanos. Muitos cientistas do início do século XIX citavam essa história para justificar a escravização dos povos africanos. A “redenção” a qual se refere o quadro, portanto, seria o embranquecimento desses povos por meio de relações mestiças, o que os livraria de suas condições de escravos. .
A obra pode ser usada como referência nos seguintes contextos:
– Em redações que abordem questões como o racismo estrutural e institucional brasileiro, o projeto de embranquecimento e suas consequências na atualidade, a escravidão enquanto elemento definidor da sociedade brasileira, o genocídio da população negra no Brasil, entre outros;
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Fiquem ligados!
.
#redação #enem #estudante#mondadoriescoladeredação

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.