Material

Tema de Redação | O Brasil das barbáries

15

A prova de redação para os grupos 2, 3, 4 e 5 da Unievangélica no segundo semestre de 2015 abordou a “barbárie brasileira”, solicitando aos estudantes que escrevessem um texto dissertativo argumentativo sobre o assunto. A maioria dos candidatos já está familiarizada com o gênero dissertativo-argumentativo, já que ele é também exigido pela prova de dissertação do Enem.
.
Para aqueles que ainda têm dúvidas, o texto dissertativo argumentativo é aquele em que o estudante defende seu ponto de vista sobre determinado assunto, construindo uma argumentação no intuito de convencer o leitor a respeito de suas ideias.
.
Especificamente sobre o tema que citamos hoje, o professor Caetano Mondadori sugere algumas abordagens interessantes que poderiam enriquecer a dissertação do estudante:- o conceito de barbárie opõe-se ao de civilização – ambos representam estágios do desenvolvimento das sociedades pautados em critérios como acesso à educação, saúda, segurança, avanço científico, respeito aos direitos humanos, respeito ambiental, etc. Uma sociedade civilizada é aquela em que tais critérios estão presentes; na sociedade “bárbara”, não;
– a barbárie, portanto, representa o que há de atrasado, violento, disfuncional e inaceitável em uma sociedade;
– exemplos de barbárie na sociedade brasileira são a violência urbana, os crimes de ódio motivados por preconceitos sexuais, de gênero e de raça, a pobreza extrema em que vive grande parcela da população, etc.
.
Sobre o assunto, o professor Caetano indica a leitura do livro “Civilização e Barbárie”, organizado pelo filósofo Adauto Novaes.
.
#barbarie #civilizacao #vestibular#provaderedacao #redacao#dissertacao #enem #enem2019

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.