Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Referência | Casa Grande & Senzala

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Considerada uma obra essencial para a compreensão da nação brasileira, Casa Grande & Senzala, escrita pelo pernambucano Gilberto Freyre, tenta traçar as origens do Brasil a partir de uma análise sobre a miscigenação e as relações hierárquicas entre senhores (representados pela casa grande) e subalternos (representados pela palavra senzala). O livro apresenta uma visão positiva da miscigenação, que, àquela época, era apontada como a fonte dos problemas nacionais; Freyre desenvolve outro viés, destacando a importância do papel do indígena e dos povos africanos na formação da identidade nacional.
.
Por este motivo, o autor foi muitas vezes injustamente acusado de defender a existência de uma “democracia racial” no Brasil, o que é equivocado. Ao contrário disso, Freyre destacou o caráter patriarcal da colonização e escravização imposta pelos portugueses, revelando o processo violento e excludente no qual se deu a miscigenação entre brancos, negros e índios. Apesar de não estar imune a críticas, Casa Grande & Senzala segue como uma obra seminal e é com certeza um livro obrigatório para se tentar compreender nossa complexa nação.
.
Contextos em que a obra pode ser usada como referência na sua redação:
– Em provas que abordem temas como a herança deixada pela escravidão, o patriarcado, o racismo institucional e estrutural, as desigualdades econômicas e sociais, o sistema de cotas, a exploração do trabalho, entre outros.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós traremos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados!
.
#casagrandeesenzala #gilbertofreyre#brasil #redação #enem #estudante#vestibular #dissertação#mondadoriescoladeredação

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?