Dica Cultural

Referência | Vigiar e Punir

31

Toda a obra do filósofo francês Michel Foucault está centrada na compreensão das relações de poder em nossa sociedade. Em “Vigiar e Punir”, seu mais famoso livro, publicado em 1975, o autor retoma essa abordagem a partir de um recorte específico: a relação entre disciplina e poder e seu caráter regulador nas sociedades modernas. Foucault parte da observação de que, para as novas forças que se organizam em torno do poder na Modernidade, a punição por meio dos suplícios, com castigos físicos cruéis, típica da época dos reis, torna-se obsoleta.
.
O surgimento da burguesia altera as relações sociais de tal modo que faz surgir, pela primeira vez, um sistema mais eficaz de controle baseado na vigilância dos corpos e comportamentos. Nessa nova sociedade, o Estado, a religião, os hospitais, as escolas, a família, etc, se tornam instrumentos para vigiar os cidadãos, estabelecendo com eles uma complexa relação de punição e recompensa no intuito de manter as relações de poder estáveis.
.
Contextos em que essa obra pode ser usada na sua redação:
– Em qualquer redação em que seja possível refletir sobre punições impostas àqueles que se desviam de algum padrão definido socialmente. Por exemplo: aqueles que se desviam das normas de beleza e são constantemente constrangidos pela forma de seus corpos; aqueles cuja sexualidade é oprimida por ser considerada fora do padrão, etc.
– Em redações que abordem a crise do sistema penal brasileiro, o sistema prisional, encarceramento em massa, etc.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós traremos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados!
.
#vigiarepunir #foucault #redação#enem #vestibular #dissertação#estudante

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.