Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Tema de Redação | As utopias

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Ao questionar o estudante sobre a utilidade das utopias, a prova de redação do vestibular Fuvest em 2016 propôs uma temática que muitos estudantes podem considerar desafiadora. O gênero textual exigido pela prova foi o dissertativo argumentativo, cujo intuito é convencer o leitor sobre a validade de um ponto de vista.
.
Segundo o professor Caetano Mondadori, apesar de parecer “abstrato”, o tema utopia pode ser problematizado como qualquer outro. Embaixo nessa mesma postagem nós mostraremos como fazer isso.
.
Sobre o conceito de utopia, de modo geral ele abarca a ideia de uma civilização ou sociedade ideal na qual todos os problemas da humanidade estariam resolvidos. Ao longo da história, vemos vários exemplos teorias que, embora consideradas utópicas, inspiraram e continuam inspirando pensadores, políticos e revolucionários do mundo real. O socialismo utópico, a utopia de Platão sobre o governo ideal, entre outras, são exemplos disso.
.
Agora, vamos explicar o processo que o professor Caetano denomina “problematização do tema”. Ele nada mais é do que, literalmente, extrair um “problema”, um ponto a ser resolvido na área sugerida pela temática. Para exemplificar o processo de problematização, nesse caso específico da Fuvest, sugerimos 3 possibilidades básicas: – Porque as utopias são indispensáveis para a humanidade;
– Porque as utopias são inúteis para a humanidade;
– Porque as utopias são nocivas à humanidade;
.
A partir desses três pontos, o segundo passo é elaborar a tese que explique a origem do problema proposto no tema, elencar dois fatores que contribuem para intensificar a problemática e então dissertar sobre eles, lembrando sempre que o objetivo do texto é provar a validade desses argumentos.
.
Viu como não existe tema difícil quando se tem uma estrutura a partir da qual construir a sua dissertação? Fiquem ligados nas nossas dicas!
.
#redação #temaderedação#dissertação #vestibular #enem#escoladeredação #estudante

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?