Dica Cultural

Referência | Capitães da Areia

38

Sob a lua, num velho trapiche abandonado, dormem os capitães da areia, um grupo de menores abandonados que percorre as avenidas de Salvador, capital da Bahia, cometendo pequenos furtos e lutando pela sobrevivência. Esse é o enredo principal de “Capitães da Areia”, clássico do autor baiano Jorge Amado publicado em 1937, que coloca, pela primeira vez em nossa literatura, o “menino de rua” como personagem principal.
.

É um marco da transição da primeira fase do Modernismo brasileiro, baseada na exaltação das qualidades da nação, para uma fase mais dura, menos encantada com a realidade e mais ciente dos problemas sociais que assolavam o país. Neste período, vários artistas, intelectuais e literatos foram influenciados pela teoria marxista da luta de classes, compondo obras que retratam esse conflito inevitável entre uma elite abastada, detentora dos meios de produção, e a grande massa trabalhadora e campesina de despossuídos.

.

Jorge Amado não ficou imune a esse processo e transpôs às suas obras, mais de uma vez, uma ácida crítica social contra a divisão desigual das riquezas, a violência policial, e o descaso com os desvalidos. Em “Capitães da Areia” ele segue essa tendência e constroi uma narrativa sensível e ao mesmo tempo implacável com as mazelas de nosso país. .
Contextos em que essa obra pode ser utilizada na rua redação:
– Ao abordar questões como a pobreza, a desigualdade, as pessoas em situação de rua, o menor abandonado, a violência infantil, a marginalização da juventude, a criminalização da pobreza, entre outros;
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Fiquem ligados! .
#capitaesdaareia #jorgeamado#literatura #redação #enem#vestibular

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.