Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Referência | Clara dos Anjos

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Clara dos Anjos é uma moça ingênua que mora com os pais na periferia do Rio de Janeiro. Negros em uma sociedade racista, a família dos Anjos orgulha-se de sua dignidade e do respeito com que cumpre os costumes sociais e morais de sua época. As coisas mudam quando Clara, ao completar 17 anos, conhece o malandro Cassi Jones, que a seduz e acaba engravidando a jovem, para desespero de sua mãe. Branco, de família mais abastada, Jones abandona Clara assim que descobre a gravidez.

.

A moça vai até a casa de Cassi e revela sua condição à mãe do rapaz, que a humilha, dizendo que seu filho jamais se casaria com uma negra. A obra “Clara dos Anjos”, escrita por Lima Barreto e publicada postumamente, denuncia o racismo da sociedade brasileira do início do século XX sem floreios. Por meio da personagem Clara, Barreto mostra um olhar sensível especificamente para com a mulher negra, elo mais vulnerável em uma sociedade não apenas racista, mas moralista e patriarcal.
.
Contextos em que esse livro poderia ser citado na sua redação:
– Em provas que discutam o cotidiano da mulher negra periférica, o racismo estrutural, o machismo, o patriarcado, o controle sobre o corpo e a sexualidade das mulheres, a sexualização da mulher negra, etc;
– A humilhação sofrida por Clara na casa de Cassi Jones revela uma realidade cruel: a lógica racista é tão resistente que insere-se até mesmo no campo afetivo, o que faz com que, até hoje, pessoas negras sejam muitas vezes encaradas como parceiros de segunda classe.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós trazemos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados! .
#claradosanjos #limabarreto #racismo#mulhernegra #redação #enem#vestibular

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?