Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Referência | Macunaíma

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Uma das mais icônicas obras da primeira fase do Modernismo brasileiro na literatura, “Macunaíma”, de Mário de Andrade, lançada em 1928, narra a história do personagem homônimo, descrito como um “herói sem nenhum caráter”. A obra acompanha do nascimento à morte do “herói”, seguindo principalmente suas aventuras em busca do talismã muiraquitã, deixado para ele por sua mulher, Ci, que transformara-se em estrela. Na luta para achar a pedra mágica, o personagem central percorre as matas virgens da Amazônia e parte rumo a São Paulo, onde deve enfrentar Piaimã, o comedor de gente, então portador do muiraquitã.
.
Até hoje Macunaíma segue saudada pela profundidade com que constrói o personagem central, distanciando-o das narrativas clássicas de heróis para pintá-lo com uma humanidade próxima à vida real. O protagonista mente, trapaceia, age por impulso e movido por egoísmo; por outro lado, também mostra-se capaz de atos corajosos, generosos e movidos por bondade, revelando a ambiguidade de seu caráter. É, por isso, considerado um anti-herói. Segundo os críticos, sua falta de caráter seria apenas uma metáfora para a condição jovem, ainda não completamente formada, da nação e da identidade brasileiras.
.
Contextos em que a obra poderia ser citada:
– Como metáfora do Brasil enquanto nação cuja educação e formação ética e moral ainda é insipiente, pouco desenvolvida;
– Como ilustração de uma mentalidade que se traduz como “jeitinho brasileiro”, artimanhas pelas quais é possível burlar a lei e, assim, obter vantagens;
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Fiquem ligados!
.
#macunaima #mariodeandrade#brasileiro #redação #enem#vestibular #dissertação#mondadoriescoladeredação

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?