Dica Cultural

Dica de Filme | Um sonho de liberdade

48

O banqueiro Andy Dufresne é condenado à prisão perpétua pelo assassinato da esposa e do amante dela, crime que alega não ter cometido. Na prisão, ele acaba conquistando a amizade de detentos mais antigos, entre eles Red, um contrabandista que mantém negócios exclusos com o diretor do presídio. Convicto da própria inocência, mas incapaz de prová-la, Dufresne passa os anos alimentando um sonho de fuga para a idílica praia de Zihuatanejo.
.
O longa, dirigido por Frank Darabont e baseado em uma obra de Stephen King, é encarado pelos críticos como uma narrativa de redenção (daí o seu título em inglês, The Shawshank Redemption). Nesse sentido, a prisão onde os homens devem pagar uma pena perpétua seria, metaforicamente, sua própria consciência, da qual não podem escapar mesmo que aleguem inocência perante o mundo exterior. A busca pela liberdade seria, também, a própria busca pela redenção diante dos próprios pecados, o que só seria possível mediante um processo de aceitação e desses erros.
.
A indicação de hoje faz parte da nossa série de dicas de referências que os estudantes podem utilizar em suas dissertações. Como o próprio professor Caetano Mondadori afirma, um filme não é apenas uma fonte de entretenimento, mas, para o observador atento, pode ser uma ótima fonte de reflexões para serem levadas para toda a vida. Fica a dica!
.
#umsonhodeliberdade #filme#dicadefilme #cinema #estudante#redação #enem#mondadoriescoladeredacao

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.