Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Referência | Grande Sertão: Veredas

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Tentar descrever a obra “Grande Sertão: Veredas”, obra-prima de Guimarães Rosa publicada em 1956, é tarefa difícil, tal é sua complexidade em estética e significado. Resumidamente, pode-se dizer que o livro acompanha a história do jagunço Riobaldo em sua jornada de autoconhecimento; o grande sertão e suas veredas são o cenário desse encontro do homem consigo mesmo e com os outros homens, uma paisagem árida que revela a dureza da própria vida. É narrado em primeira pessoa pelo personagem central, que compartilha com o leitor sua trajetória da infância até tornar-se homem, seu ingresso num bando de jagunços, a relação complexa de atração e repulsa com o misterioso companheiro de bando Diadorim, seu pacto com o demônio e sua indelével necessidade de certezas em um mundo permeado por ambiguidades.

.

“Grande Sertão…” é, ao mesmo tempo, obra subjetiva e objetiva, descreve o mundo interior e o exterior, oscila entre a vontade do bem e do mal, do certo e do errado, de deus e do diabo, do masculino e do feminino, sem nunca chegar a um consenso definitivo. Por isso mesmo, encanta e seduz o leitor na mesma medida em que o confunde e assusta. .
Contextos em que essa obra pode ser usada na sua redação:
– Ao narrar o conflito interior do personagem Riobaldo, que, em diversas ocasiões, reprime seu inexplicável desejo pelo companheiro de bando Diadorim, a obra se torna uma excelente referência em dissertações que abordem a proibição da homossexualidade, as questões de gênero, heteronormatividade, moralismo religioso, etc.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Fiquem ligados!
.
#grandesertaoveredas#guimaraesrosa #literatura #sertão#redação #dissertação #enem#estudante #vestibular#mondadoriescoladeredacao

caetano mondadori redacao ENEM 2
Clicando na imagem acima você pode estudar redação comigo e começar meu curso agora mesmo!
Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?