Dica Cultural

Referência | Vidas Secas

57

Um clássico da literatura brasileira, “Vidas Secas”, obra mais famosa do autor Graciliano Ramos, lançada em 1938, narra a história de uma família de retirantes que, afligida pela seca, é obrigada a se mudar de tempos em tempos em busca de melhores condições de vida. A paisagem de fundo do romance é o implacável sertão nordestino, transporto para as páginas do romance pela linguagem seca de Ramos, que poupa adjetivos ao descrever as agruras da vida dos protagonistas.

.

Os capítulos de Vidas Secas não são interligados por uma ordem cronológica, podendo ser lidos de maneira autônoma; em cada um deles, é explorada a perspectiva de um dos personagens: Fabiano, o pai, vaqueiro sem instrução que é explorado pelo senhor da fazenda e identifica-se por vezes com um animal; Sinhá Vitória, mulher de Fabiano, mulher esperta que sabe fazer contas e sonha em ter uma cama de tira de couro; os dois filhos do casal, um que admira e quer ser como o pai, e o outro que quer aprender o significado das palavras; e, talvez, o personagem mais icônico da obra, a cadela Baleia, que não resiste à seca e é sacrificada numa das cenas marcantes do romance.
.
Contextos em que a obra pode ser citada na sua redação:
– Em dissertações que abordem questões como a exploração do trabalho, desafios no combate ao analfabetismo, a indústria da seca, os direitos dos animais, as desigualdades sociais, a imigração, a pobreza, etc;
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós trazemos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados! .
#vidassecas #gracilianoramos #sertao#literatura #redação #citação#dissertação #estudante #enem#vestibular

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.