Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Referência | O Ateneu

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Em “O Ateneu”, há dois grandes personagens principais: Sérgio, o menino que é matriculado pelos pais no famoso internato do Rio de Janeiro, e o próprio Colégio Ateneu, instituição de ensino muito respeitada pela sociedade carioca. No começo da obra, Sérgio visita o Ateneu com o pai e se encanta pela pompa do lugar, contente também com a mudança simbólica que a matrícula no colégio trará à sua vida, iniciando-o no mundo dos homens. No entanto, o rapaz não tarda a perceber que o colégio não é tão perfeito quanto parece, principalmente por conta do diretor, Aristarco, homem interesseiro e vaidoso, e pelos outros alunos, meninos que ora aproximam-se de Sérgio com algum interesse, ora maltratam-no deliberadamente. Entre amizades superficiais, brigas, disputas por poder, vinganças, castigos e raros momentos de tranquilidade, Sérgio aprende a sobreviver no Ateneu, lugar em que as tensões sociais se reproduziam ao máximo, até que um incêndio atinge o colégio, destruindo-o completamente. Obra principal do escritor Raul Pompeia, O Ateneu foi publicado em 1888 e é considerado o único livro impressionista da literatura brasileira.
.
Contextos em que essa obra poderia ser citada na sua redação:
– Em provas que abordem questões como o bullying no ambiente escolar, a homofobia no ambiente escolar, a alienação da escola, a mercantilização do ensino, as desigualdades sociais, etc.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós trazemos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados!

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?