Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Tema de Redação | A Liberdade

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

A essa altura, você já deve ter se familiarizado com as nossas técnicas dissertativas para dar a um tema vago e abstrato um recorte mais problematizador, não é? Se não, fique atento as próximas dicas.
.
Nós falamos em posts anteriores sobre como alguns vestibulares muitas vezes surpreendem os estudantes com propostas temáticas de certo modo elusivas. Na postagem de hoje, trazemos mais um exemplo desse tipo de proposta, desta vez, recorrendo ao vestibular de verão da PUC-Rio em 2014. Como fazer uma dissertação argumentativa a respeito de um tema vago como “a liberdade”?
.
Bem, segundo o professor Caetano Mondadori, uma das estratégias que podem ser usadas nesses casos é a “adaptação” do tema para que se torne uma problemática que o estudante tentará solucionar em sua dissertação. .
Assim, ao invés de simplesmente elencar uma série de reflexões sobre a natureza da liberdade, o aluno poderia falar sobre:
.
Os caminhos para vivência da liberdade pela humanidade
ou
Os desafios para a compreensão da liberdade na sociedade contemporânea
.
Percebeu como o recorte ficou mais específico? Esse exercício te ajudará a criar um projeto de texto mais estruturado e a não se perder em divagações muito abstratas sobre o conceito de liberdade. Só tome cuidado para que, no processo de adaptação temática, o seu texto não fuja totalmente ao recorte proposto pela prova. Já que nesse caso falamos de liberdade, esse ainda tem que ser o eixo central da sua dissertação, ok?
.
#temaderedacao #redacao#dissertacao #estudante #vestibular#enem #ensinomedio#escoladeredacao

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?