Dica Cultural

Referência | A Morte da Verdade

68

Em “A Morte da Verdade – A Mentira na Era Trump”, a escritora Michiko Kakutani, que se consagrou como crítica literária do The New York Times, relata como a manipulação dos fatos e a mentira deliberada se tornaram instrumentos políticos. A autora parte de uma série de indagações pertinentes: por que os fatos objetivos estão sendo encarados com desconfiança pelas pessoas? O que as leva a desprezar o saber científico e mergulhar no obscurantismo e nas teorias da conspiração? Por que a verdade é considera um bem negociável e relativo pela população? Para responder a essas questões, Michiko volta no tempo, até o surgimento da teoria da pós-modernidade e de como ela inaugurou uma era de subjetividade no pensamento acadêmico, diluindo as fronteiras entre fatos objetivos e subjetivos e pondo em evidência a interpretação pessoal. Segundo a autora, essa relativização do mundo é apropriada com inteligência por publicitários e políticos, que passam a usar tais princípios para defender a validade de suas ideias preconceituosas e extremistas, sob o pretexto de que elas são visões sobre a realidade tão legítimas quanto quaisquer outras. A consequência disso em larga escala, segundo a autora, é esse cenário em que uma figura insólita como Donald Trump, alguém que mente deliberadamente para se autopromover, consegue ser eleito presidente da nação mais poderosa do mundo.
.
Contextos em que essa obra pode ser citada na sua redação:
– Em qualquer produção de texto que aborde questões como a pós-verdade, a pós-modernidade, as fake news, a manipulação de dados em rede, a relativização dos fatos, a cultura do egocentrismo, a mentira como instrumento político, o impacto das fake news sobre as eleições, etc;
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Fiquem ligados!

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.