Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Referência | Os Retirantes

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Os personagens retratados em “Os Retirantes”, obra-prima do pintor brasileiro Cândido Portinari, mais se assemelham a espectros do que a seres humanos, tal é a sua condição miserável. No imenso quadro, pintado em 1944, vemos nove integrantes de uma mesma família de retirantes maltrapilhos; suas expressões, mesmo indefinidas, carregam claramente o sofrimento que também se vê em seus corpos. As crianças, ora retratadas com barrigas imensas (uma alusão à ascite, doença conhecida como barriga d’água), ora retratadas com as costelas à mostra, são os mais terríveis desses personagens.
.
No quadro, vemos a representação da miséria, pura e simples, em todo o seu aspecto grotesco, cruel e inumano. A inspiração de Portinari para compor a obra foram os milhares de retirantes reais que, no início do século XX, fugiam da grave seca no Nordeste em busca de melhores oportunidades no Sudeste e Sul do país. Paupérrimos, possuíam, muitas vezes, apenas a roupa do corpo, e suas feições cadavéricas deixaram uma forte impressão no jovem Portinari, que decidiu representá-los quando adulto.
.
Contextos em que essa obra poderia ser usada na sua redação:
– Em provas cujos temas sejam a imigração, o aumento da fome no mundo, as desigualdades econômicas e sociais, etc;
– Como metáfora para a condição dos imigrantes do Oriente Médio e do continente africano que, fugindo da miséria e da guerra em seus países de origem, enfrentam inúmeras adversidades na tentativa de recomeçar a vida em outros países.
.
A série #referências é uma iniciativa sugerida pelo professor Caetano Mondadori para oferecer aos estudantes dicas de livros, filmes, personagens, músicas, ensaios, entre outros conteúdos, que podem ser citados em suas redações. Toda terça-feira nós traremos uma indicação diferente e explicaremos como ela pode ajudar a enriquecer a sua produção de texto. Fiquem ligados!
#redação #enem

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?