Estrutura da Redação

Como argumentar na redação do Enem com apenas 6 ideias

como argumentar enem redação 8 595x198 1

Ninguém precisa ficar rezando para que no dia do Enem apareça um tema que você já conhece.

A dúvida sobre como argumentar na redação do Enem pode parecer infinita. No entanto, ninguém precisa ficar ansioso com esse sentimento, porque existe solução para isso.

Embora fazer uma redação completa estilo Enem sobre qualquer tema que venham a nos sugerir possa não parecer uma tarefa fácil, com algumas mudanças na forma como estudamos, tudo pode ser mais simples.

A verdade é que mais difícil ainda do que saber o que dizer sobre um tema qualquer é encontrar argumentos que possam sustentar nosso ponto de vista, não apenas sobre o tema que cair na prova, como também sobre qualquer outro.

Afinal, o que um aluno que quer fazer redação do Enem realmente deseja é poder escrever sem essa sensação de insegurança que a gente tem quando ainda achamos que saber tudo sobre todos os temas é necessário para poder escrever.

Para alcançar essa segurança, você precisa parar de pensar nos temas em particular e começar a focar na argumentação.

A maioria dos alunos que tiram 900 ou mais na redação do Enem faz nisso. Ao invés de estudarem todos os temas do mundo, esses alunos estudam os processos de argumentação que podem ser usados em qualquer tema e, assim, não ficam assustados quando o tema parece ser surpreendente.

Abaixo, você pode ver alguns dos meus alunos que alcançaram 900 ou mais na redação do Enem em 2020.

redação enem professor caetano mondadori resultado 1
Ao clicar na imagem você será levado para o mesmo curso que tornou possível o resultado desses alunos
redação enem professor caetano mondadori resultado 2
Ao clicar na imagem você será levado para o mesmo curso que tornou possível o resultado desses alunos

Mas como você pode alcançar esse mesmo resultado?

Nessa postagem, mostraremos os principais argumentos que meus alunos usam para pensar as estruturas argumentativas de suas redações e conseguir articular qualquer tema do mundo.

1. Antes de tudo, o que é argumentar?

como argumentar enem redação 1
Será que a gente realmente sabe argumentar?

Todos os dias, algumas dezenas de alunos me mandam mensagens dizendo que não fazem ideia do que dizer quando precisam escrever uma redação.

No entanto, isso não é verdade. Todos nós temos as ideias certas para qualquer tema, mas não sabemos argumentar.

Argumentar é explicar alguma situação. Em um tema de redação, por exemplo, devemos explicar porque aquele tema acontece. Aqui vou deixar algumas ideias que você já conhece, mas que vão te ajudar a ter o que dizer em seus parágrafos de desenvolvimento. Essas ideias simples vão te permitir explicar todos os temas de redação que você precisar escrever.

1.1. Mídia na redação

como argumentar enem redação 9

Não importa qual tema de redação você tenha que fazer, tente fazer um dos parágrafos de desenvolvimento do seu texto abordando a relação entre a mídia e aquele tema proposto. Para isso, você precisa se perguntar o seguinte:

“Como a mídia contribui para que esse tema aconteça?”

No último tema do Enem, que falava a respeito do estigma relacionado às doenças mentais, você poderia desenvolver um parágrafo falando sobre como a mídia constrói visões preconceituosas a respeito de quem apresenta essas doenças.

Se você olhar os temas do Enem, vai perceber que todos eles poderiam ter um parágrafo que fizesse a relação entre a mídia e o debate proposto na prova.

1.2. Escola na redação

como argumentar enem redação 2

Outro parágrafo de desenvolvimento que sempre pode ser escrito é aquele em que relacionamos a escola com o tema.

A ideia aqui é construir um parágrafo que relacione o sistema de ensino do nosso país ao problema abordado. Assim, você vai desenvolver a ideia de que as falhas no nosso processo pedagógico são responsáveis por aprofundar aquele problema no ambiente social.

No último Enem, por exemplo, seria possível dizer que as escolas contemporâneas têm um foco muito grande em desenvolver alunos que adquiram conteúdos pragmáticos, mas não costumam trabalhar o desenvolvimento de habilidades como empatia.

O resultado desse processo é a construção de uma sociedade que demonstra preconceito em relação aos portadores de doenças mentais, já que não há uma tendência de sensibilização.

1.3. Governo na redação

como argumentar enem redação 3

Se você não quiser falar sobre mídia ou escola, você pode desenvolver um parágrafo que estabeleça uma relação entre o Governo e aquele problema apresentado no tema.

É bom lembrar que podemos falar das posturas dos governos, mas não é interessante citarmos nomes de políticos, para que o nosso debate se concentre mais nas estruturas políticas e não em uma crítica a alguma personalidade em específico.

A intenção desse parágrafo seria relacionar a ausência de ação dos gestores públicos com aquele problema debatido no tema. Você poderia começar esse parágrafo afirmando que a negligência do Estado em relação àquela questão aprofunda os conflitos daquele cenário social.

Depois de fazer essa afirmação inicial, você continuará esse parágrafo com a sua tentativa de explicar o motivo que faz com que o Estado não se interesse por resolver a questão.

1.4. Elite na redação

como argumentar enem redação 4

Em quase todos os temas de redação é possível construir uma relação entre os interesses das elites econômicas e um determinado problema social. Esse seria um bom assunto para se desenvolver em uma redação.

A ideia aqui é desenvolver o raciocínio de que os interesses das elites moldam os valores da sociedade, para que os lucros dos mais ricos possam ser garantidos.

Talvez, no início, você tenha certa dificuldade de relacionar, por exemplo, os interesses das elites com o preconceito construído em relação aos pacientes com doenças mentais.

No entanto, quando falamos de elites, estamos falando de produção. Em uma sociedade baseada na produtividade, torna-se comum a construção de pensamentos que reforçam ideias preconceituosas como “depressão é frescura”.

Afinal, a elite, que depende da mão de obra do trabalhador, não quer permitir que as doenças mentais sejam respeitadas, para não atrapalhar a produtividade.

1.5. Justiça na redação

como argumentar enem redação 5

A lentidão do poder judiciário e seu excesso de burocracia podem ser os assuntos de um dos seus parágrafos em qualquer tema de redação. Em alguns temas, você pode relacionar essa lentidão burocrática ao processo de manutenção daquele problema. Assim, você começará o seu parágrafo de desenvolvimento dizendo que a falta de celeridade (rapidez) da justiça promove o aprofundamento daquele cenário.

Depois de fazer essa afirmação, você vai trabalhar uma explicação sobre o que afirmou. Você pode dizer, por exemplo, que as instituições jurídicas não compreendem aquela problemática como uma prioridade e, assim, não garantem o cumprimento das leis.

No que diz respeito ao preconceito em relação aos portadores de doenças mentais, último tema do Enem, você poderia dizer que órgãos do sistema judiciário, como o Ministério Público, não cumprem sua função ao exigir que o Estado garanta acolhimento psicológico e psiquiátrico para essas pessoas.

1.6. Família na redação

como argumentar enem redação 6

A família é um dos ambientes mais importantes na formação das posturas sociais. Dentro do espaço familiar, podemos desenvolver posições que contribuem para aprofundar um determinado problema coletivo ou ajudam a fazer com que aquele conflito se resolva.

Sempre é possível fazer, em uma redação, algum parágrafo sobre como os núcleos familiares atuam para garantir que um determinado problema social ocorra.

No caso do Enem de 2020, em que deveríamos explicar o fenômeno do preconceito em relação às doenças mentais, poderíamos debater sobre como a ausência de conhecimento das famílias a respeito dessas doenças contribui para que o núcleo familiar não atue como um ambiente de acolhimento desses indivíduos que, muitas vezes, sofrem ainda mais marginalização em seus espaços domésticos.

2. Possíveis Dúvidas

Quando publicamos esse conteúdo em nossas redes sociais. Uma mesma pergunta se repetiu de diferentes formas. deixo


Os parágrafos de desenvolvimento podem ter as intervenções ao invés das explicações?

dúvida de um seguidor

Essa é uma pergunta frequente que muitos alunos fazem. Imagino que isso aconteça porque diversos professores apresentam visões muito rígidas a respeito do que é a argumentação ou daquilo que pode ser apresentado na intervenção.

Aqui estamos propondo uma relação de causalidade. O Enem pede que o aluno apresente um ponto de vista sobre a problemática e argumente, ou seja, explique esse ponto de vista. Aqui, propomos que esses atores sociais sejam usados sejam apresentados para explicar essa problemática. Isso é uma explicação e não uma intervenção.

No entanto, há quem pense de forma tão rígida que afirma: governo é agente de intervenção e não pode ser usado como argumento. Onde isso está escrito? Aconselho ver a CARTILHA DO PARTICIPANTE 2019 do INEP, página 33, redação do aluno MATEUS MARTINS WENGEROTH CARDOSO que tirou mil. O segundo parágrafo dele desenvolve sobre a responsabilidade do governo, por exemplo.

Nem preciso dizer que todos esses processos argumentativos são trabalhados em meus cursos de redação e que minha equipe de corretores é treinada para auxiliar meus alunos a se desenvolver ao máximo em um esquema de argumentação que seja prático e efetivo.

Se você quiser se aprofundar nesse processo, o link para o meu curso está logo abaixo.

como argumentar enem redação 7
https://mondadoricentrodeestudos.com.br/


2 Replies to “Como argumentar na redação do Enem com apenas 6 ideias”

  1. Bárbara Tanganeli

    Maravilhoso,me ajudou muito a compreender o que é argumento

    1. Caetano Mondadori[ Post Author ]

      Que bom que ajudou! Nossa! Fico muito feliz!

O que você acha desse artigo?

Selecionados 0

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Precisa recuperar sua senha? Digite o e-mail cadastrado e você receberá um e-mail com um link para criar uma senha nova.