Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Como usar Britney Spears na redação

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

A cantora americana BRITNEY SPEARS é uma das estrelas mais populares da música no planeta. Aos 22 anos, foi eleita pela revista Forbes como a celebridade mais poderosa do mundo, considerando sua fama, influência e fortuna. Pouco tempo depois, aos 29, ela perdeu todo o controle do seu império e de sua vida, após uma série de escândalos e uma intervenção judicial liderada pelo pai.

O caso de Britney, ainda sem conclusão, despertou o interesse do prestigiado jornal The New York Times, que produziu o documentário Framing Britney Spears (disponível no Globoplay), que tem dado o que falar. Abaixo, deixamos o trailer desse documentário para você poder entender um pouco dos debates que ele apresenta.

Se você ainda não percebeu que é possível incluir pontos da história de vida e carreira dessa celebridade em suas redações, a gente te conta como nesta sequência de tópicos abaixo.

1 – Saúde mental

caetano mondadori redação enem 11

Embora o tema hoje seja um pouco mais difundido na mídia e no nosso dia a dia, sobretudo com o alto índice de estresse trazido pela pandemia, a preocupação com a saúde mental de profissionais – incluindo aí os artistas – não era uma grande coisa no final da primeira década dos anos 2000. Quando Britney sofreu um colapso mental na frente de todos, entre os anos de 2006 e 2008, a opinião pública não se importou em colocá-la como louca, incapaz e até mesmo perigosa. Antes disso, já houve rumores na mídia de que sua rotina incluía tratamentos voltados para a bipolaridade. Com a tutela do pai, desde 2008, ela vive sob o uso de remédios.

O episódio de crise que Britney viveu pode ser usado nas redações para exemplificar as consequências da falta de receio de uma sociedade que não mede esforços para apontar supostos deslizes de conduta de figuras públicas, em especial de mulheres, não respeitando sequer o bem-estar mental dessas pessoas.

2 – Machismo

caetano mondadori redação enem 3

Vista por muitos anos como sexy symbol, Britney já foi questionada em entrevistas – de forma constrangedora e inconveniente – sobre sua virgindade, seus seios e sua “falta de inocência”. Quando terminou seu namoro com o cantor e ator americano Justin Timberlake, em 2002, a cantora passou a ser perseguida pela mídia como vilã, por teoricamente ter traído o seu ex-amor. Justin então concedeu entrevistas sobre o caso, expondo a cantora, escreveu diversas músicas sobre o fim do relacionamento e chegou a contratar uma dublê de Britney para um de seus clipes, ridicularizando-a. Após a repercussão do documentário, Justin Timberlake pediu publicamente desculpas a Britney em suas redes sociais.

Os fatos ocorridos após o término de Britney e Justin podem ser usados em sua dissertação como um excelente exemplo para fundamentar a defesa de que muitas mulheres são perseguidas por ex-companheiros.

3 – O circo da mídia

caetano mondadori redação enem 4

Ironicamente ou não, o primeiro álbum lançado pela cantora após perder o controle de sua vida e carreira, em 2008, se chama “Circus” – ou “Circo”, em tradução livre. Na música que dá título ao CD ela canta: “todos os olhares sobre mim, no centro do picadeiro, como num circo”.

Nessa época, fotos e vídeos de Britney eram vendidos a preços cada vez maiores para revistas, programas de televisão e sites sensacionalistas. Um dos casos mais emblemáticos se deu no dia em que a cantora, desesperada com a perseguição, bateu no carro de um fotógrafo com um guarda-chuva. Isso pode parecer absurdo e desumano hoje, mas é preciso lembrar que a mídia é um recorte de uma sociedade.

Existe um avanço na ética midiática e na própria sociedade desde os anos 2000, entretanto, é possível utilizar a exposição sensacionalista sofrida por Britney para exemplificar, em seus textos, a forma como vidas foram invadidas e vendidas pela mídia, por pura ganância.

4 – Domínio Paterno

caetano mondadori redação enem 5

Britney teve um pai pouco presente desde a infância. Quando pequena, a cantora foi com a mãe para Nova York, a fim de cantar em musicais e fazer testes e audições, enquanto seu pai, Jamie Spears, não participou desse processo. Ele também passou por clínicas de reabilitação por conta de seu vício no álcool e já foi legalmente impedido de se aproximar dos filhos da cantora, após ter supostamente agredido o primogênito de Britney. No entanto, desde que pediu a tutela da filha, em 2008, é o pai que decide qualquer passo dado pela cantora – recebendo um “salário” para isso. Por que o pai? O que Britney tem pedido na justiça americana, desde 2019, é que ele se afaste da sua tutela.

Essa relação entre Britney e Jamie, uma briga desonesta, pode ser trazida em suas redações para demonstrar como, muitas vezes, pais utilizam de seu poder para controlar os filhos em prol de si mesmos, comprovando que existe, sim, paternidade tóxica.

5 – Interdição de pessoas “incapazes” para exploração de trabalho

caetano mondadori redação enem 6

Tanto nos EUA quanto no Brasil, existe um processo legal para tirar de alguém considerado incapaz o poder de tomar suas próprias decisões civis. A tutela ou interdição parental é um meio jurídico relativamente comum entre familiares que são cuidadores de idosos ou de pessoas com transtornos severos.

O que chama atenção no caso de Britney é o fato de, mesmo sendo “incapaz”, a cantora seguir trabalhando em turnês mundiais, lançando músicas e produtos e sendo uma máquina de dinheiro, enquanto é proibida de usufruir dele. Para questionar a necessidade da tutela da cantora, surgiu o movimento #FreeBritney, abordado no documentário e no podcast da Globo “Isso é Fantástico”, no episódio 83. Desde 2019, quando foi internada pela última vez e iniciou o pedido judicial para a retirada do pai, Britney se recusa a trabalhar.

caetano mondadori redação enem chamada 10
Clicando na imagem acima você pode estudar redação comigo e começar meu curso agora mesmo!
Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?