Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Como usar Sociedade dos Poetas Mortos na Redação

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Quase todo tema de redação pode ser relacionado com educação. Isso mesmo. Quase toda problemática pode ser elucidada quando tentamos explicar a relação entre o tema proposto e o sistema de ensino.


Se a gente parar para pensar no tema do Enem em 2020, isso fica muito claro.
Ao tentarmos explicar o estigma associado às doenças mentais, poderíamos falar, por exemplo, de como um sistema de ensino voltado apenas para o acúmulo de conteúdo pode construir uma sociedade sem empatia por aqueles que apresentam doenças psíquicas

Ok! Essa relação a gente consegue entender, mas o difícil é a gente conseguir mostrar um repertório que comprove essa relação.


É aqui que entra o filme “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”.

Embora muitos jovens só conheçam esse filme por nome, ele é um clássico absoluto que questiona exatamente aquilo que a gente precisa questionar para escrever algumas redações: o sistema de ensino tradicional. Vou deixar aqui abaixo o trailer desse filme para quem ainda não conhece.


O filme conta a história de um professor de inglês que vai ensinar literatura em uma escola muito tradicional. Esse professor quebra todas as regras de ensino voltadas para a obediência.

Em suas aulas, o professor John Keating incentiva que os alunos subvertam as regras e vejam o mundo por outro ângulo. Ele inclusive pede que os alunos subam em suas mesas “apenas” para que eles saibam como é a visão da sala de aula por meio daquele outro lugar.


Esse ensinamento vai muito além de olhar a vida do ponto de vista prático, mas mostra as inúmeras possibilidades de análise.

Porém, tanta ousadia tem seu preço, e esse é o grande problema de permitir e incentivar a transgressão: pessoas críticas começam a questionar absolutamente tudo. E a turma do senhor Keating começa a gerar muitos problemas ao não abaixar mais a cabeça.

No nosso curso RED, disponível para nossos assinantes, temos um exemplo de introdução feito com esse filme, mas tenho certeza de que aquilo que essa história nos ensina vai bem além da redação do Enem.

caetano mondadori redacao enem chamada sociedade
Clicando na imagem acima você pode estudar redação comigo e começar meu curso agora mesmo!

Nesta postagem, separei alguns dos pontos mais relevantes para que nós possamos usar como auxiliar argumentativo em nossas redações, mas a verdade é que todas as vezes que vejo esse filme, ele acaba me mostrando algum outro ponto que eu ainda não tinha conseguido enxergar. Por favor, vejam esse filme quando puderem.

1 – Crítica ao modelo de ensino

caetano mondadori redacao enem sociedade 3 1

O mote central do filme ”Sociedade dos Poetas Mortos” está na inconformidade com o sistema de ensino ortodoxo. Você poderia levantar o debate de como o tradicionalismo acadêmico frustrava os alunos da escola Welton Academy, especialmente por sentirem que suas habilidades extraclasse não eram devidamente valorizadas ali dentro como uma crítica ao modelo de ensino tradicional.

2 – Quem são os poetas mortos?

caetano mondadori redacao enem sociedade 4

Metaforicamente, o título do filme representa a ideia de que os alunos da escola ortodoxa Academia Welton são como artistas mortos, isto é, pessoas que tiveram seu senso artístico totalmente cortado pela raiz em função de um modelo de ensino que não é capaz de aflorar sua sensibilidade e habilidades poéticas de interpretar o mundo. Logo, essa referência poderia ser utilizada em temas de redação sobre o déficit da valorização artística nacional ou até mesmo sobre a falta de líderes no país.

3 – O problema é sistêmico

caetano mondadori redacao enem intro sociedade 1

Mesmo com um grupo de alunos lutando por sua independência e manifestando-se para lutar por suas reivindicações dentro da instituição de ensino, práticas essas indiretamente incentivadas pelo professor Keating, praticamente nenhum de seus esforços resultou em mudanças práticas no internato Welton Academy. Portanto, cabe avaliar como as relações de hierarquia e ortodoxia escolar são estruturas fortemente definidas na instituição Escola, bem como as dificuldades sistêmicas de reverter esse cenário.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?