Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

5 ideias de como usar HORA DE AVENTURA na redação do Enem

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

A redação do Enem precisa de repertórios sócioculturais e todo mundo sabe disso, mas não é só o Enem que faz essa exigência e, sim, a grande maioria das bancas de correção. O problema é que nem sempre sabemos usar algum conhecimento que temos e fazer com que ele se relacione a um determinado tema que tenhamos que escrever.

Mais do que isso: muitas vezes a gente gostaria de saber citar em uma redação algum conteúdo que a gente realmente goste. É por isso que decidimos falar sobre A HORA DE AVENTURA e mostrar como usar essa narrativa em muitas redações. Tendo conquistado uma verdadeira legião de fãs, esse é um conteúdo extremamente rico e que se relaciona a diversos debates.

hora de aventura redação enem professor caetano 3
Esse o link para o meu curso completo de redação Enem

Criada por Pendleton Ward, em 2010, essa animação relata as aventuras de Finn, o Humano, e seu irmão adotivo, Jake, o Cão, na pós-apocalíptica Terra de Ooo. Abaixo, deixamos o trailer da série dublada em português para que vocês possam apreciar.

O grande público que conquistou foi fisgado pelo seu enredo cativante, no qual a luta contra criaturas fantásticas se torna plano secundário diante da rica história que sustenta a trama. A seguir, veja alguns pontos que você pode usar na redação

hora de aventura redação enem professor caetano 6
Foto do criador de “Hora de aventura” Pendleton Ward e desenho que ele fez de si mesmo com os personagens da animação.

1) A grande guerra de cogumelos

Em vários episódios podemos ver referências a uma chamada “Grande Guerra de Cogumelos”, que foi a responsável por alterar toda a vida naquele ambiente, dando origem a monstros radioativos e pondo um suposto fim à humanidade.

Essa é uma alusão direta aos riscos dos conflitos nucleares, sendo que o próprio termo “Cogumelo” é uma metáfora à forma de nuvem das explosões atômicas.

Em 2016, a UnB teve como tema “Guerras: derrota para a humanidade”. A “Grande Guerra de Cogumelos” seria uma ótima referência a ser usada nessa temática!

2) “Suzana, A forte” e o “Mito da Caverna”, de Platão

hora de aventura redação enem professor caetano 1

Logo na segunda temporada, no episódio “Susana, a Forte”, Finn e Jake descobrem um bunker (abrigo protegido debaixo da terra) e, ao explorá-lo, percebem que em seu interior viviam seres humanoides que nunca haviam chegado à superfície.

O medo que esses indivíduos tinham de suas próprias sombras, o fato de viverem no subterrâneo e a fala de Jake, ao exclamar que “Podemos mandar neles, que nem deuses!” são referências ao Mito da Caverna, de Platão, que, por sua vez, cabe em qualquer tema de redação!

Exemplo de introdução

hora de aventura redação enem professor caetano 5
FRASE 1 - REPERTÓRIO 

Quando são surpreendidos por um bunker e decidem explorá-lo, Finn e Jake, personagens da animação “Hora de Aventura”, encontram um povo que vivia no subterrâneo e temia a própria sombra. 

FRASE 2 - TEMA
A vulnerabilidade desses sujeitos faz com que Jake cogite, inclusive, usar esse medo das sombras para manipulá-los, como um deus que veio da superfície.

FRASE 3 - TESE
Clara alusão ao mito da caverna, de Platão, a mensagem contida nesse episódio se encaixa com eficiência na problemática da ausência de autonomia nos sujeitos modernos, afinal, assim como os personagens que viviam amedrontados e, por isso, poderiam ser passíveis de manipulação, muitos sujeitos hoje têm sua autonomia atacada pelo medo de reagirem ao contexto em que se encontram.

FRASE 4 - ASSUNTOS
Nesse sentido, é indiscutível que tal cenário é fruto de um tecido social acrítico, o qual encara a transgressão apenas de modo negativo. Assim, destacam-se, entre os fatores que consolidam esse cenário, a presença de um débil sistema de ensino, junto a uma conivência da mídia.

3) Princesa Jujuba e Princesa Caroço

hora de aventura redação enem professor caetano 1 1

Essas duas personagens funcionam como opostos quanto ao comportamento, mas têm vinculada a elas uma mensagem única. Enquanto Jujuba é autocentrada, uma típica comandante que se vale de seu vasto conhecimento científico para comandar o Reino Doce, Princesa Caroço é a plena representação da rebeldia.

Sua invejável autoestima, forma corpórea fora dos padrões e voz gutural foram projetadas como uma crítica ao ideal de princesas clássicas, responsáveis por cristalizar conceitos machistas no imaginário coletivo referentes à submissa postura feminina.

Temas que podem se relacionar:

– O papel da mulher na sociedade

– Padronização do ideal de beleza

4) Rei Gelado

hora de aventura redação enem professor caetano 2

Simon Petrikov foi um ilustre cientista que encontrou uma coroa mágica capaz de conferir ao usuário os poderes do gelo e da neve. Contudo, o preço por usar um artefato de tamanha magia era a perda da própria sanidade.

Cada vez que Simon conjurava seus poderes, mais próximo de se tornar o louco Rei Gelado ele se encontrava. Esse personagem pode ser usado em muitos temas de redação como metáfora para uma corrupção passível de ser desencadeada pelos poderes excessivos dados a sujeitos que não estão preparados para controlá-los.

5) Docinho

O Lich foi um personagem de pura maldade que tinha como único objetivo eliminar qualquer forma de vida. Após ser derrotado por Finn, esse vilão regride a uma forma de bebê e é adotado por Dona Tromba e Senhor Porco.

Esse casal lhe fornece um imenso carinho – fator de combate à essência maligna do Lich, o qual logo deixa de existir, dando lugar ao Docinho, um jovem meigo.

A trajetória desse personagem pode ser percebida como uma afronta à teoria filosófica do “Inatismo”, a qual destaca que os sujeitos já nasceriam com suas aptidões, conhecimentos e condutas predeterminadas e independem das experiências que vivenciaram após nascerem.

hora de aventura redação enem professor caetano 3
Esse o link para o meu curso completo de redação Enem
Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?