Precisa de ajuda?
Servidor I
Anterior
Próximo
Servidor II
Anterior
Próximo

Meu filho escreve mal! E agora? Descubra os 3 motivos causadores e como resolver isso

Caetano Mondadori
Caetano Mondadori

Seu filho tem dificuldades para escrever bem? Se lamentar dizendo “meu filho escreve mal!” ou apenas brigar com ele por causa disso só vai piorar a situação.

Para melhorar, é preciso ir na raiz do problema e cortá-la. As causas desse triste fato podem ser várias, enquanto a solução pode estar em uma única mudança de atitude.

Vamos conversar um pouco sobre isso…

A rotina de estudos dos adolescentes – ou, pelo menos, a quantidade de matérias e atividades que eles precisam fazer – com certeza é bem mais intensa do que a que você teve quando tinha a mesma idade que ele. É, “os tempos mudaram”, como gostamos de dizer sempre.

Ainda assim, é normal que você se preocupe quando ele não se desenvolve bem em uma disciplina específica. E isso fica mais preocupante ainda quando a matéria é justamente aquela que pode definir o ingresso do seu filho em uma boa faculdade.

Sim, a redação é realmente muito importante. Vai além disso: ela é um requisito mínimo no Brasil, afinal, vale 1000 pontos sozinha no Enem.

Possíveis causas de seu filho não saber redação

Eu sei que a primeira coisa que vem à sua mente é que seu filho não escreve bem porque lê pouco.

Bom, a leitura com certeza alarga o vocabulário e melhora a percepção do leitor para aquilo que escreve, mas não é por isso que seu filho escreve mal. Vou te contar o porquê, basta ler os três pontos abaixo.

caetano mondadori Como fazer seu filho escrever melhor na redacao ENEM 2 5 2

1) A escola não estimulou seu filho a escrever

A maioria das escolas, até mesmo as particulares, cobram redação com uma frequência muito baixa, quando os alunos deveriam escrever um texto completo no mínimo uma vez por semana desde a alfabetização.

Algumas instituições de ensino particulares têm essa preocupação e exigem uma redação semanalmente apenas de seus alunos do Ensino Médio.

Porém, as aulas de produção de texto não passam de um debate sobre possíveis temas e o quê escrever sobre eles. Isso escancara o problema seguinte.

2) A escola não ensinou a estrutura da redação para o seu filho

De que adianta pedir que se escreva uma redação por semana sem estabelecer uma estrutura que o ajude a escrever uma boa redação e que siga os critérios do Enem?

Ou seja, ele nunca teve a orientação correta e continua sem saber o que precisa fazer para melhorar sua escrita.

Essa realidade se tornou ainda mais grave no ensino on-line, pois os alunos se perdem nos estudos com facilidade, exatamente por não terem um apoio profissional constante, orientando sobre qual o próximo passo a ser dado na redação.

3) Seu filho nunca teve correções individuais de redação – ou não tem correção nenhuma

Esse, com certeza, é um dos pontos mais cruciais na nossa conversa.

E a verdade é que quase nenhuma escola ou colégio presencial consegue oferecer isso para seus alunos.

Após ter sido estimulado a escrever e ser verdadeiramente orientado sobre a estrutura que o texto deve obedecer, seu filho precisa ter um momento de correção individual com o corretor de redação.

É aqui que as coisas mudam: quando o corretor lê a redação na presença do seu filho, aponta os erros e mostra, claramente, de que forma ele pode corrigi-los e escrever melhor da próxima vez.

Eu chamo isso de progressão de ensino gradual. Estaria mentindo para você se te dissesse que é possível melhorar a escrita de uma hora para a outra, mas sou extremamente sincero ao afirmar que acredito que a correção individual é a virada de chave para a redação de qualquer aluno.

caetano mondadori Como fazer seu filho escrever melhor na redacao ENEM 2 4 1

Tome a atitude correta pelo seu filho

É por saber dessas necessidades, que eu nunca abri mão de que minha escola atendesse poucos alunos, mas com um atendimento exclusivo e individual.

Os pais precisam de uma escola ativa e que ofereça, de forma constante, informações sobre a situação pedagógica de seus filhos. Isso assegura que o seu dinheiro está sendo bem investido, ou seja, que terá bons resultados.

Esses mesmo pais reclamam ano após ano por não conseguirem uma vaga na nossa escola, mas a verdade é que temos uma lista de espera e faço questão de receber cada pai ou mãe de qualquer estado do Brasil para uma entrevista virtual.

É nesse momento que conhecemos a família e traçamos um projeto em comum para melhorar a escrita dos jovens.

Se tiver interesse, basta clicar na imagem abaixo para conhecer nosso curso semestral AGILIZA RED.

sua filha escreve bem na redacao ENEM blog novo formato 1 1
Clique no banner acima para conhecer nosso curso de redação semestral Agiliza Red.

Compartilhar o artigo:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Quer ler mais?
Artigos relacionados:
como começar a redação do Enem
Estrutura da Redação
3 Dicas práticas para começar a redação do ENEM

A dúvida sobre como começar a redação do Enem persegue muitos alunos. Afinal, fazer uma dissertação até pode ser fácil, mas o difícil mesmo é começar, não é? Eu entendo bem esse sentimento de insegurança por ter mentorado algumas centenas de alunos nos últimos anos. O maior desejo de quem treina redação para Enem é

Leia mais »

Quer conhecer meu curso semestral?